Qual a importância de ensinar crianças e adolescentes sobre questões ligadas a sustentabilidade? Entender mais cedo sobre esses assuntos pode transformar a nossa sociedade. Isso, porque as crianças já crescem entendendo a real necessidade de ter atitudes conscientes e distribuem conhecimentos fazendo o papel de multiplicadores.

Aprender, entender e compartilhar conhecimento também é papel das crianças e adolescentes. Isso mesmo! É importante pensar ações é projetos que expliquem sobre temas relevantes, como energia limpa, também para essa faixa etária. E os jovens já entendem isso.

“É muito importante aprender sobre energia renovável, pois somos o futuro. Se a gente entender mais sobre sustentabilidade agora vai ser bem mais fácil resolver os problemas que a humanidade está precisando que sejam resolvidos e evitar que vários outros surjam”, explicou a estudante Rayssa Mendes.

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Outro estudante, Frederico Gabriel, pontuou que quando esses assuntos são abordados com o jovem surge a vontade de levar essa informação para mais pessoas.

“Falamos sobre sustentabilidade com os nossos pais, familiares e amigos. Querendo ou não, os jovens são o futuro da nossa humanidade. É preciso investir na nossa formação”, contou o estudante.

Integração e Aprendizado

Imagine professores e alunos da rede pública de ensino engajados para mobilizar a comunidade e os familiares a reduzir o desperdício de água e do consumo de energia elétrica. Conteúdos sobre o tema integram o projeto Enel Compartilha Energia nas Escolas.

“Esse é um projeto que faz parte do programa de eficiência energética, em parceira com as distribuidoras de todo o Brasil e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Nós trazemos informações sobre como a energia é produzida, como utilizá-la da maneira correta, quais são as novas fontes alternativas e sobre os tipos de energia limpa”, explicou Kelly Fontoura, analista de Sustentabilidade da Enel.

Segundo a analista, o objetivo é fazer com que os estudantes entendam e levem esse conteúdo para o dia a dia, já que o conceito de desenvolvimento sustentável, inclui preservar o hoje para as gerações futuras.

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“Essa é uma forma de trazer para crianças e adolescentes informações sobre como funciona o mundo da energia elétrica e aproximar isso do cotidiano deles. Os jovens precisam saber como conservar a energia, utilizar de forma mais consciente e por isso, a gente traz algumas dicas e palestras”, afirmou Kelly.

O projeto oferece para as escolas dois tipos de formação. A oficina para os alunos que é um momento bem descontraído. E uma formação para os professores, para que eles possam adaptar esse conteúdo em suas disciplinas.

“Essa capacitação é importante para ter uma visão de sustentabilidade ambiental mais completa. Quando os professores recebem formações sobre temas específicos e relevantes como esse, o conteúdo chega aos alunos e isso reflete de forma positiva na comunidade”, explicou Eva Cipriano, professora de geografia.

Projeto realizado com professores de escolas. Foto: Palloma Rabello.

Inspiração

De acordo com a engenheira ambiental, Larissa da Silva, professores são a principal porta de ensino para os alunos e são inspiração na hora do aprendizado.

“Por isso, é muito importante a formação dos professores. Eles têm uma forma mais didática e vão adequando o conteúdo para cada uma das disciplinas. Assim, os alunos podem aprender e colocar em prática todos os temas abordados”, disse a engenheira.

A palestra da Larissa foi sobre reutilização, reciclagem, diminuição de gastos e conscientização dos alunos. Segundo Rinaldo José Resende o professor está em formação a todo momento e é importante investir nessas capacitações.

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“Essa ação vai impactar as aulas, ou seja, aprendendo cada dia mais nós podemos melhorar nossas aulas repassar esses conhecimentos para os nossos alunos. Eles vão multiplicar isso em casa, na sua comunidade, no seu bairro”, pontuou o professor de biologia.

Os professores já estão pensando em como implementar o conteúdo da capacitação no plano de ensino, para falar sobre esses assuntos importantes dentro da sala de aula.

“De uma forma bem dinâmica, qualificando e orientando os alunos à mudança de atitude e observando que é fundamental utilizar os recursos renováveis de uma forma adequada e não degradando o meio ambiente”, frisou Eva.

Repense

Esta reportagem integra a série Repense Energia desenvolvida pelo Sistema Sagres de Comunicação com o apoio da Fundação Pró Cerrado. Ao longo de 12 episódios vamos aprofundar sobre temas relativos à sustentabilidade, produção e consumo, que estão conectados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 07 da Organização das Nações Unidas (ONU), que é “Energia Acessível e Limpa”.

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