Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (18) os goianos que possuem TV por Assinatura passam a contar com serviço de alertas de desastres na programação televisiva. As mensagens vão alertar sobre alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. Mas 11 estados do Centro-Oeste e Norte do Brasil recebem a novidade.

O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil. A responsabilidade pela disponibilização da ferramenta que permite o envio dos alertas será inteiramente das prestadoras. A responsável por enviar os alertas e respectivos conteúdos será a Defesa Civil junto ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Com a nova ideia, o cliente de TV por Assinatura recebe uma mensagem de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) de 10 segundos. Não é necessário que faça um cadastro por, mas também não é possível bloquear o recebimento das mensagens. Segundo a Anatel, a notificação de desastres naturais pela TV por Assinatura é um complemento do serviço já implementado em 2017, que envia alertas por mensagem de texto (SMS).

A novidade está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), Nossa TV, Oi, Sky e Vivo. O projeto já está em funcionamento em Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Segundo a Anatel, o novo recurso deve estar disponível em todo Brasil até o fim do ano.