A uma rodada do final da primeira fase da Série D, todos os representantes do futebol goiano na quarta divisão nacional já garantiram suas classificações. No sábado (21), enquanto a Aparecidense bateu em casa o Vitória-ES, o Goiânia triunfou longe dos seus domínios sobre o União-MT. Já no domingo (22), o Goianésia superou o Operário-MT.
No topo da tabela do grupo A5, o trio consolidou as vagas para a segunda fase de forma antecipada, algo inédito para o futebol goiano. Com 25 pontos, Aparecidense e Goiânia ocupam as duas primeiras posições, com o clube de Aparecida de Goiânia na liderança pelos critérios de desempate. O Goianésia, por sua vez, é o terceiro, com 22.
Após a última rodada, a ser disputada neste sábado (28), as equipes conhecerão os seus adversários na próxima fase, quando enfrentam os classificados do Grupo A6. No momento, a Aparecidense enfrentaria o Tupynambás-MG, que decide o quarto lugar contra o Bahia de Feira-BA. Já o Goiânia espera o Atlético-BA, enquanto o Goianésia pode jogar contra Brasiliense-DF ou Gama-DF.
Histórico dos goianos na Série D
Sem grande tradição na competição, criada em 2009, o futebol de Goiás conquistou somente um acesso desde então. Em 2012, o Crac de Catalão foi vice-campeão do torneio e subiu para a Série C, onde ficou por duas temporadas. Em outras oportunidades, Anapolina, Anápolis, Aparecidense, Goianésia, Iporá e Itumbiara não tiveram o mesmo sucesso.
Nas 11 temporadas anteriores, nunca todos os representantes goianos passaram da primeira fase como neste ano. Em 2009, Crac e Anapolina foram eliminados, enquanto em 2010 ninguém representou o estado de Goiás. No ano seguinte, se o Crac avançou até a final e conquistou o acesso inédito, a Aparecidense caiu na fase inicial. Em 2013, o time de Aparecida foi eliminado nas oitavas após polêmica, e o Goianésia não passou.
O clube do Vale do São Patrício voltou a ser eliminado na primeira fase em 2014, enquanto a Anapolina avançou até as quartas de final. No ano seguinte, se a Aparecidense caiu logo no início, o Crac chegou até as oitavas. Em 2016, o Goianésia foi eliminado derrotado em todos os jogos, porém Aparecidense e Anápolis conseguiram superar a fase inicial, caindo na segunda e terceira fase, respectivamente.
Em 2017, a Aparecidense voltou a superar a fase inicial, porém novamente não passou da segunda, enquanto Anápolis e Itumbiara não passaram em seus grupos. Já nos últimos dois anos, o Iporá foi o melhor representante goiano e chegou até a terceira fase tanto em 2018 quanto em 2019. Aparecidense, Itumbiara e Anapolina, por outro lado, não tiveram o mesmo sucesso no torneio.
Nesta temporada, Aparecidense, Goianésia e Goiânia disputam acessos inéditos nas suas histórias. Enquanto o ‘Galo Carijó’ nunca havia disputado a Série D antes desta temporada, o ‘Camaleão’ e o ‘Azulão do Vale’ buscam superar o retrospecto ruim na competição.