Suspensa desde o início da pandemia da Covid-19, a prova de vida dos segurados do INSS voltará a ser obrigatória a partir de janeiro de 2022. De acordo com a entidade, mais de 3 milhões e 300 mil pessoas precisam fazer a prova de vida. E ela retorna com novidades.

O analista do Seguro Social, Mauro Guimbal, explica que a principal mudança é que o processo será feito no mês de aniversário do titular do benefício. “Para isso, basta que o titular, ou o representante legal, seja ele um procurador, um tutor ou um curador, devidamente cadastrado junto ao INSS, procure o banco onde é feito o benefício e façam a prova de vida, seja por meio de biometria, seja presencialmente junto ao funcionário do banco”, detalhou.

Além disso, outra novidade é a possibilidade de realizar a prova de vida pela internet. Quem possui carteira nacional de habilitação digital, ou registro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode fazer a prova de vida diretamente no aplicativo Meu INSS.

Aposentados e pensionistas que não realizarem o processo, podem perder o benefício. Contudo, quem não conseguir ir até uma agência ou se locomover, pode pedir uma visita do INSS em casa. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais: