Duranta a última semana, a Sagres 730 propôs um debate entre seus comentaristas para definir os maiores ídolos de Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova. Em virtude disso, aproveitamos no Sagres Online para abrir a discussão para os torcedores, que votaram nas enquetes de clube da capital goiana.

No Atlético, os comentaristas escolheram Anaílson como o maior ídolo rubro-negro, que teve passagem decisiva no clube de Campinas entre as temporadas 2007 e 2011. No período, foi tricampeão goiano e campeão brasileiro da Série C, com atuações e gols decisivos para o fim do jejum de 19 anos do título estadual e o acesso para a Série A.

Com 34,2% dos votos computados, o ex-meia-atacante também foi o favorito dos torcedores. Na enquete, ainda foram bem votados o ex-goleiro Márcio, com 19,4%, e o ex-atacante Juninho, com 12,9%, também importantes na reconstrução do clube no século 21. Completaram o top 5 o ex-atacante Anselmo, com 10,3%, e o ex-meio-campista Epitácio, com 6,5%.

Já no Goiás, onde também houve certo equilíbrio, inclusive entre os comentaristas, Luvanor levou a melhor. Camisa 10 histórico do clube esmeraldino em duas passagens, a primeira entre 1977 e 83 e a segunda entre 90 e 91, o ex-meia-atacante marcou duas gerações com campanhas inéditas na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Entre os torcedores, Luvanor também levou a melhor, com 36,4% dos votos. Logo atrás esteve o ex-goleiro Harlei, com 26,1%, enquanto o ex-atacante Fernandão completou o pódio, com 14,8%. Na sua cola estiveram dois históricos artilheiros esmeraldinos, os ex-atacantes Lincoln, com 12,5%, e Túlio Maravilha, com 8%.

No Vila Nova, por outro lado, não houve muita discussão tanto entre os comentaristas quanto entre os torcedores. Já escolhido como o maior jogador da história do clube no passado, o ex-atacante Guilherme foi absolutamente unânime. Camisa 9 colorado lendário por quase uma década, marcou época entre os anos 1960 e 70.

Guilherme, que também foi considerado pelos comentaristas da Sagres 730 como o principal ídolo do futebol goiano, lembrado por ser o grande artilheiro do estádio Olímpico antes da inauguração do Serra Dourada, dominou a enquete vilanovense com 92,4% dos votos. Completaram o pódio o ex-atacantes Wando, com 2,4%, e Zé Henrique, com 1,8%.