O setor da construção civil encontra dificuldades para contratar profissionais com qualificação. Sabendo disso e diante da vontade de conseguir uma mudança em sua vida profissional, muita gente tem investido em qualificação profissional, como foi no caso da estudante Luana Dias.

“Como todo brasileiro a gente quer sempre melhorar de vida, com um salário melhor. Então eu vim para a construção civil pensando nisso, procurar uma nova área de trabalho, como ainda são poucas mulheres, quero crescer na profissão”, disse.

A qualificação profissional que a Luana buscou é um dos gargalos do ramo da construção civil. Segundo Cesar o presidente do Sindicato da Indústria da Construção em Goiás, César Valmor Mortari, o motivo da falta de mão de obra muitas vezes é a visão de que o trabalho na construção civil é apenas braçal.

“Hoje as empresas possuem muitos equipamentos incorporados em suas obras, sendo que o trabalhador precisa ser um operador de equipamentos, o que demanda qualificação necessária. Aquela visão de trabalho de força bruta na construção está desaparecendo”, afirmou o presidente.

O Senai é uma das instituições que oferecem cursos na área da construção civil. O diretor da instituição, Claiton Cândido Vieira, explicou que na procura pela qualificação há alunos das mais variadas idades.

“Hoje temos a procura de alunos na faixa de 15 até 40 anos de idade, que representa a maior parte dos nossos alunos nos cursos voltados para a construção civil em todas as nossas unidades. Basta somente o interesse dos alunos,” explica Claiton.

Confira reportagem na íntegra:

Leia mais: