Em entrevista concedida na noite da última quinta-feira (22) ao canal Vilanovida, do Youtube, o zagueiro do Vila Nova Futebol Clube, Rafael Donato, exaltou sua trajetória no clube goiano. Vestindo a camisa colorada desde 2020, o jogador revelou que até a sua filha já é vilanovense: “ela não quer saber de outro time, é Vila”.

Leia mais: Vila Nova negocia com atacante ex-CSA e Avaí

“Estou muito feliz aqui, as pessoas me tratam muito bem e eu tenho muito respeito e carinho por todos (…). Então enquanto eu estiver sendo útil para o Vila, estiver dando resultado e performando bem, acho que é um casamento perfeito”, frisou.

“Se eu não estiver rendendo mais o que a torcida e a comissão técnica esperam de mim, tenho que ter a consciência de ‘tirar o chapéu’ e entender que aquilo que eu fiz até o momento foi legal, é um legado positivo. Mas é o ciclo da vida é esse, uma hora ele se encerra e não temos como fugir disso”, concluiu.

Rafael Donato, zagueiro do Vila Nova F.C. (Roberto Corrêa/VNFC)

Ao todo, Donato já disputou 136 partidas e marcou 12 gols pelo Vila Nova. Para ele, sua história no clube está longe de acabar, o zagueiro destacou que vai trabalhar muito para continuar jogando pelo Colorado.

“Eu amo estar nesse clube, é diferente. A gente não sabe como vai ser daqui para frente, mas se hoje o Vila Nova falar para mim: ‘Donato, já deu’. Sairia com a consciência tranquila, porque dei o meu melhor, mas depender de mim para falar isso, eles (a diretoria) vão sofrer, porque vou dar o sangue”, disse.

Leia também: FGF confirma transmissões do Goianão 2023 na TBC e ajusta jogos às 10h da manhã

Campeão da Série C em 2020, vice-campeão goiano em 2021 e vice-campeão da Copa Verde em 2021 e 2022, Rafael Donato já traçou um objetivo para sua carreira, ser campeão estadual com o Tigrão, que não vence um Campeonato Goiano há 17 anos, o último título foi em 2005.

“Meu objetivo é ser campeão goiano. Depois de ser campeão estadual a gente pensa em subir para a Série A, mas eu quero ser campeão goiano. Coloquei isso na minha cabeça e falei para o presidente: ‘Vou ser campeão goiano pelo Vila Nova’. Vou dar a vida para conseguir isso. Não tiro isso da cabeça, quero ser campeão goiano e entrar para história desse clube”, projetou.    

Braçadeira de capitão

Aos 33 anos, Rafael Donato é um dos jogadores mais experientes do elenco e carrega a braçadeira de capitão do time. Líder do grupo, nos momentos difíceis, como na briga contra o rebaixamento nesta temporada, o jogador sempre concede entrevistas e se torna porta-voz do clube. O zagueiro encara a situação com naturalidade.

“Não sou capitão só para colocar a faixa, tirar uma foto e achar que estou bonitão. São trinta jogadores que esperam respaldo na hora de colocar a ‘cara’, nem que seja para apanhar, eu tenho que estar ali. A partir do momento que os jogadores entendem que eu estou virando as costas e não estou mais ali, eles não vão me ouvir (…). É uma responsabilidade que foi me dada e eu tenho que assumir nos momentos bons e ruins, mas infelizmente o capitão falar mais na hora ruim”, declarou.

Novo treinador

Na última terça-feira (20), o Vila Nova apresentou oficialmente Claudinei Oliveira, o novo treinador da equipe para a temporada 2023. Rafael Donato, elogiou o profissional que em 2021, conquistou o acesso à Série A do Brasileirão com o Avaí e na última temporada esteve à frente do Sport.

“A gente olha o know-how do treinador. Ele subiu com o Avaí em uma situação dificílima. O clube com mais de sete meses de salário atrasado, uma loucura e ele ficou lá até o final. Isso mostra que ele tem caráter, porque se é outro treinador, começa a falar mal e vai embora (…). Ele chegou agora e já mostrou que é de grupo, sorrindo, brincando com todo mundo, não têm vaidade, senta no meio da gente”, afirmou.

Leia mais:

Resende vai ganhar o dobro pelo Campeonato Carioca que todos os clubes do Goianão
Vila Nova estipula multa milionária caso Goiás queira escalar Alesson em clássico
Confira as contratações e o elenco do Vila Nova para 2023