Entre os diversos prejuízos deixados pela Covid-19 na saúde das pessoas estão as doenças cardiovasculares. De acordo com o cardiologista Fernando Curado, que participou do quadro Rastros da Covid, algumas pessoas que se recuperaram da infecção desenvolveram miocardite, que é uma inflamação do músculo cardíaco.

“[A Covid-19] acomete todos os órgãos do organismo, principalmente o sistema cardiovascular. Por isso, em pacientes com mais comorbidades, com [histórico de] doenças cardiovasculares, diabéticos, pressão alta, infarto, essa doença chega mais forte. Vários pacientes têm arritmia e infarto por conta do processo inflamatório da Covid-19”, explicou Fernando Curado sobre a enfermidade e ainda destacou os cuidados que deve ser ter com a chamada Síndrome pós-covid.

Confira a entrevista na íntegra a seguir

Conforme o médico, é importante que todas as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 e se recuperaram façam exames de rotina para checar como está a saúde do coração. “Tem vários pacientes jovens que passam até assintomáticos pela doença, mas chegam ao consultório com queixas de palpitação, de cansaço excessivo, dor no peito. Quando vamos investigar, já está evoluindo para uma pericardite, miocardite ou até formação de troncos no coração, no sistema cardiovascular”, explicou.

Questionado sobre a possibilidade de que haja sequelas também em crianças, Fernando Curado destacou que também é possível. “Já tivemos casos de crianças entre meses a cinco anos de idade que evoluíram com a doença no pós-Covid, com síndromes graves, com sequelas que devem ser investigadas. Se uma criança está com suspeita [de Covid] ou conviveu com pessoas infectadas, é importante fazer os exames.

Leia mais: