As aulas presenciais na rede municipal de Goiânia seguem sem data para serem retomadas. De acordo com o secretário municipal de Educação, Marcelo Costa, a Prefeitura dialoga com a comunidade e com os diretores das unidades de ensino para avaliar a melhor forma de reabrir as escolas.

“Neste momento estamos conversando. Eu já recebi o Conselho dos Diretores, estamos dialogando também com a comunidade e vendo a melhor forma e mais segura e, claro, processual de nós irmos fazendo essa retomada. Não temos uma data específica de reabertura até porque a abertura é, segundo tanto o COE Municipal quanto o estadual, escalonada. O Estado já afirmou que também não vai fazer essa reabertura nesse momento porque todos nós estamos primando pela qualidade mas pela responsabilidade e segurança de todos”, afirma.

No dia 28 de outubro, o Comitê de Operações Emergenciais de Enfrentamento ao Coronavírus (COE) de Goiás deliberou pela liberação do retorno às salas de aula, e na última quarta-feira (4) a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) publicou nota técnica com as regras para a retomada.

O prefeito Iris Rezende disse que concordou com a reabertura, mas prefere agir com cautela para evitar a disseminação do novo coronavírus. “Felizmente Goiânia não teve notícia de uma pessoa vitimada pelo vírus que não encontrasse um espaço para receber o tratamento adequado. Não se viu notícia de uma pessoa que tivesse perdido a vida por falta de espaço nas nossas unidades de saúde. Temos agido com muita prudência, procurado realizar o necessário”, argumenta.