A Embaixada do Reino Unido irá investir em oito projetos de transição ecológica e bioeconomia no Brasil. O anúncio da parceria com o governo brasileiro ocorreu no final de março, em Brasília. Assim, os países firmaram oito parcerias relacionadas ao clima.

A Secretaria Nacional de Bioeconomia do Brasil é o órgão responsável pela parceria. Da parte do Reino Unido, além da embaixada do país, ainda participam do projeto três ministérios. Mas a parceria é uma estratégia que existe desde 2023 entre os dois países em assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à transição energética.

Nesse período, então, o Reino Unido já investiu mais de R$ 3 bilhões no Brasil por meio do Financiamento Internacional para o Clima (ICF). A Embaixadora Britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq, afirmou que a parceria é fruto da visão que os governos partilham de que as mudanças climáticas agravam as desigualdades e que a transição ecológica é o farol para o desenvolvimento econômico.

Projetos

Os oito projetos envolvem estados, ministérios ou bancos do país. Confira alguns na lista abaixo: 

1 – Apoio ao Ministério da Fazenda na construção do novo Plano de Transição Ecológica.

2 – Apoio ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima na estruturação da nova Estratégia Brasileira de Bioeconomia.

3 – Apoio ao Ministério do Desenvolvimento Rural e ao Ministério da Fazenda na revisão dos critérios de sustentabilidade do Plano Safra.

4 – Apoio ao Ministério da Ciência e Tecnologia na construção de um pipeline de investimentos verdes, considerando seu estudo de Avaliação das Necessidades Tecnológicas.

5 – Apoio à Caixa na mobilização de investimentos verdes para o Brasil.

6 – Apoio ao BNDES na mobilização de investimentos verdes para o Brasil.

7 – Apoio ao Estado de Minas Gerais na mobilização de investimentos verdes para implementar suas metas do Plano de Ação Climática.

*Com informações do portal Notícia Sustentável

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: