A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou, na terça-feira (26), a inclusão de Educação Financeira na matriz curricular das três séries do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. As séries possuem juntas mais de um milhão de alunos que aprenderão a cuidar do próprio dinheiro a partir deste ano.

De acordo com a Seduc, o novo componente irá ampliar o conhecimento dos estudantes em matemática. Portanto, a nova disciplina já tem material didático que foi construído pela Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Seduc de São Paulo.

Rafael José Dombrauskas Polonio, técnico da equipe curricular de matemática da Seduc-SP, afirmou que a disciplina será uma oportunidade para os alunos terem mais segurança e autonomia financeira no futuro. Por isso, a proposta do componente é que eles saiam da escola já sabendo como investir e planejar metas financeiras de curto e longo prazo.

“O currículo de educação financeira criado pela Secretaria permite que os jovens compreendam o valor do dinheiro, desenvolvam hábitos saudáveis de consumo e poupança, e construam uma base sólida para o futuro”, disse.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: