O Vila Nova Futebol Clube está envolvido na segunda final do Campeonato Brasileiro da Série C de sua história. Diante do Londrina, no próximo sábado (21), o time colorado tenta conquistar a competição pela segunda vez. A primeira foi em 1996, quando o Tigrão conquistou o título de maneira invicta.

Depois de disputar a Série C em 1990, 94 e 95, o Vila Nova deu mais importância à competição, e finalmente, conseguiu o acesso em 1996. Na primeira fase, o Tigrão foi o primeiro colocado, com 8 pontos, na chave que ainda contava com Uberlândia e Anápolis. Na segunda fase, a equipe colorada passou pelo Gurupi, com duas vitórias. Nas oitavas de final, o time goiano venceu o Fluminense (BA) duas vezes e avançou. Nas quartas de final, o representante goiano voltou a vencer os dois jogos, naquela feita, contra o Nacional, de Manaus (AM).

Confira a campanha do Vila Nova na Série C de 1996

Os jogos mais importantes aconteceram diante do Porto, de Caruaru (PE), na semifinal. Em Pernambuco, empate por 0 a 0. Em Goiânia, vitória por 5 a 3, e acesso à Série B. A campanha foi finalizada com duas vitórias diante do Botafogo, de Ribeirão Preto, na decisão.

No jogo que garantiu o título, em Ribeirão Preto, o técnico Roberval Davino mandou a campo: Humberto; Moisés Ryuler, Wladimir e Luciano; Mona, Tim e Sabino; Gilberto (PC Jabuticaba), Whélliton (Júlio César) e Roni (Valdeni). O gol da vitória por 1 a 0 foi marcado pelo meia Sabino, aos 48 minutos, do segundo tempo.

Veja a ficha completa da finalíssima da Série C de 1996

Se ganhar o título no próximo sábado, o Vila Nova iguala o feito do Atlético Goianiense, único time a conquistar o Campeonato Brasileiro da Série C em duas ocasiões.