Jovens de 14 a 16 anos interessados já podem se inscrever no Aprendiz do Futuro, programa de aprendizagem apoiado pelo governo do estado de Goiás. As inscrições estão abertas até o dia 25 de agosto.
Na última semana, a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) anunciou a abertura do processo seletivo para Cadastro de Reserva destinado ao programa Aprendiz do Futuro.
O edital vigente apresenta 246 vagas para os municípios de Goiás e, além do salário, os selecionados irão receber benefícios como vale transporte, vale alimentação, férias e 13° salário.
Inscrições
O candidato deve realizar sua inscrição por meio do site oficial do programa. Além disso, no portal, estão disponíveis o espaço para cadastro e edital com informações referentes ao público-alvo; requisitos e prazos estipulados para a seleção.
A iniciativa do Governo do Estado de Goiás é considerada o maior programa de sócio-aprendizagem em nível nacional e oferece vagas na produção de serviços (expresso, apoio a atendimentos, apoio administrativo e informática em Secretarias, Fóruns, Tribunais etc); Atendimento às pessoas com deficiência e medida preventiva de segurança pública.
A inscrição no portal é obrigatória para efetivação do ato de inscrição. Além disso, entre os pré-requisitos elencados pelo programa estão:
- Candidato estar cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio);
- Idade: Complete 14 (quatorze) anos em 2023 até 16 (dezesseis) anos incompletos (15 anos e 11 meses)
- Em vulnerabilidade econômico-social;
- Estudante da rede pública ou bolsista 100% de rede particular;
- Com renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos ou ½ Salário – per capita
- Membro de etnia tradicional sendo indígena, quilombola, cigano ou afrodescendente;
- Pertencente à família que possua em sua composição mulher vítima de violência doméstica;
- Sujeito a medidas socioeducativas ou de proteção;
- Família estar inscrita no CadÚnico
Cotas
Nesse sentido, em relação às cotas, o edital oficial determina que entre o número total de vagas, cerca de 5% a 10% das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência (PCD) que, nesse caso, não são restringidas por idade.
Ademais, candidatos de etnia tradicional sendo indígena, quilombola, cigano ou afrodescendente; pertencente à família que possua em sua composição mulher vítima de violência doméstica ou sujeito a medidas socioeducativas ou de proteção, também terão prioridades na seleção.
Benefícios
- Salário R$ 619,99
- Férias
- 13º Salário
- Vale Alimentação no valor de R$ 150,00
- Seguro de Vida
- Uniforme e Crachá
- Vale Transporte
Prazos
- Inscrições pelo site: 24/07 até 25/08
- Análise de requisitos e classificação: 28/08 até 08/09
- Divulgação da classificação preliminar: 11/09 (após 18h)
- Prazo para recurso: 12/09 até 14/09
- Divulgação da classificação final: 18/09
- Início convocação selecionados: 20/09
No edital oficial da seleção estão presentes todas as informações referentes aos documentos necessários para admissão, bem como etapas previstas para a contratação dos jovens selecionados.
Contato
Os candidatos podem ainda obter mais informações nos canais oficiais do programa, por meio do Whatsapp da Renapsi ou pelo número de Tele Atendimento 0800-494-1052.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade