No primeiro bloco do debate com prefeitáveis de Goiânia, do Sistema Sagres de Comunicação, nesta quarta-feira (28), as perguntas foram relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da ONU.

Sobre o tema, a candidata Manu Jacob (PSOL) falou sobre seus planos para combater a desigualdade social. Segundo ela, essa será uma das prioridades de sua gestão, caso seja eleita. Ela destacou que cerca de 129 mil pessoas vivem em situação de vulnerabilidade em Goiânia atualmente.

Ela explica que o crescimento da cidade sem planejamento resulta em uma sociedade sem saneamento básico e com maior criminalidade. “Esse crescimento desordenado proporciona o crescimento da pobreza. Porque quando uma cidade cresce sem o planejamento, cresce também a violência e setores sem saneamento básico, educação e escola”.

Assim, Manu conta que sua proposta para combater a desigualdade social é a retomada econômica. “Nós temos a proposta de uma renda básica para ajudar essas famílias que estão na linha da pobreza e desempregados”, conta.

Para os pequenos e médios comerciantes, a candidata diz que em seu plano há uma proposta de auxílio. “Nosso objetivo central dessa gestão com certeza será o combate à pobreza e a miséria em Goiânia”, destaca.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.