O Goiás Esporte Clube não vence o Flamengo há oito anos, de acordo com números do site Futebol de Goyaz. Na oportunidade, o Verdão ganhou por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro de 2014, na Arena Pantanal (MT), com gol de Samuel. O jogo ocorreu em Cuiabá após a diretoria esmeraldina vender a renda para uma empresa do Mato Grosso do Sul.

Leia também: Diante do Flamengo no Maracanã, Goiás busca a primeira vitória fora de Goiânia

De lá pra cá, foram mais seis jogos entre Goiás e Flamengo, com cinco vitórias dos cariocas e um empate, este ocorrido em 2019, por 2 a 2, no Serra Dourada. O Rubro-Negro até abriu 2 a 0 com Gabriel e Rodrigo Caio, mas o Verdão foi buscar o empate com Rafael Moura e Michael, aos 49 minutos do segundo tempo.

Em partidas no Rio de Janeiro, local do duelo deste sábado (21), o tabu é ainda maior. A última vez que o Goiás, como visitante, venceu o Flamengo foi pelo Brasileirão de 2010, por 2 a 1, no Maracanã, palco também deste próximo encontro. Toró abriu o placar para os cariocas, mas Hugo e Otacílio Neto, nos minutos finais, viraram para o time goiano.

Na sequência desse triunfo esmeraldino, foram mais seis jogos entre Flamengo e Goiás com mando dos rubro-negros, com quatro vitórias do Mengão e dois empates, um deles no Mané Garrincha (DF), em 2014, por 0 a 0. Aliás, com os cariocas como mandantes, são 29 partidas entre as equipes: os donos da casa ganharam 16 (52 gols), os visitantes duas (25 gols) e 11 empates.

A primeira vez que o Flamengo recebeu o Goiás em uma partida foi em 1973, pelo Troféu Manoel dos Reis e Silva, na Gávea (RJ), e os cariocas venceram por 1 a 0. Já o último encontro foi pela Série A de 2020, no Maracanã, e os rubro-negros ganharam por 2 a 1, dois gols de Pedro. Vinícius Lopes anotou para o Verde.

Filtrando pelos jogos no Maracanã, são 21 duelos entre os times, com 10 vitórias do Flamengo (40 gols), duas do Goiás (22 gols) e 9 empates. O primeiro embate foi pela 1ª Rodada da 3ª Fase do Campeonato Brasileiro de 1983 e os cariocas ganharam por 2 a 0, gols de Robertinho e Zico. Vale ressaltar que o Rubro-Negro foi o campeão dessa edição do torneio.

Sob o comando de Paulo Gonçalves, o Goiás jogou com: Edison; Zé Teodoro, Paulo Nelli, Marcelo e Gilson Jáder; Carlos Alberto Santos, Luvanor, Nei e Washington (Brás); Cacau e Dadá Maravilha. Pelo lado do Flamengo, destaques para os ex-laterais da Seleção Brasileira, Leandro e Junior, Baltazar e Adílio, além de Zico. O último encontro entre os times foi pela Série A de 2020, citado anteriormente.

Pela Série A do Brasileirão, Flamengo e Goiás se enfrentaram em 48 partidas, com 18 vitórias rubro-negras (76 gols), 9 esmeraldinas (50 gols) e 21 empates. O primeiro encontro pelo torneio foi em 1973, no Olímpico, em Goiânia, e o Verdão ganhou por 1 a 0, gol de Lincoln. Foi também a primeira partida oficial entre os times.

O treinador dos goianos era mais uma vez Paulo Gonçalves, que escalou: Amauri; Triel, Macalé, Alexandre Neto e Gilson; Matinha e Tuíra; Ulisses, Lucinho, Lincoln (Reis) e Helinho. Como destaque, os cariocas tiveram em campo Zico, Dadá Maravilha e Arílson. O público desse jogo foi de 19.729 pessoas. O árbitro foi o paulista Oscar Scolfaro.

Já a última partida entre Flamengo e Goiás pelo Brasileiro foi em 2021, mas o campeonato era válido pela edição de 2020. Na Serrinha, o Mengão ganhou por 3 a 0, com gols de Arrascaeta, Gabriel Barbosa e Pedro.

No retrospecto geral, a vantagem rubro-negra também é ampla sobre os esmeraldinos. O primeiro jogo registrado na história do confronto, ainda segundo o Futebol de Goyaz, foi um amistoso em 1973, no Olímpico, em Goiânia, e os visitantes ganharam por 1 a 0. O último embate foi em 2021, já mencionado acima. Confira os números:

Retrospecto geral

– 59 jogos (desde 1973)
– 09 vitórias do Goiás (55 gols)
– 27 vitórias do Flamengo (92 gols)
– 23 empates