Semifinalistas da edição atual da Copa Verde, Vila Nova Futebol Clube e Brasiliense já se enfrentaram na mesma fase da competição. Foi bem recente, há dois anos, pelo torneio de 2020 e o Jacaré acabou classificado para ser o campeão na oportunidade.

Leia também: Vila Nova acerta renovações de contratos de dois titulares

Naquele ano, a partida de ida foi no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA) e, mesmo fora de casa, o Brasiliense venceu o Vila Nova por 2 a 0, gols de Zotti e Jefferson Maranhão. Já no jogo da volta, na Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF), foi o Tigrão quem ganhou por 3 a 1, devolvendo a diferença e forçando a decisão por pênaltis.

Zé Love até abriu o placar para os donos da casa, mas Alan Mineiro, cobrando falta e depois pênalti, e João Pedro garantiram a virada colorada. Na marca da cal, o Jacaré acabou derrotando a equipe vilanovense por 5 a 3 e se classificou à final daquele ano, vencendo o Remo e se sagrando campeão do torneio.

Ao todo, no retrospecto geral, de acordo com o site Futebol de Goyaz, o Brasiliense leva vantagem sobre o Vila Nova por uma vitória. A primeira vez que se enfrentaram foi em 2002, pela 1ª Fase da Copa Centro-Oeste. A partida ocorreu na Boca do Jacaré e o Tigrão venceu por 5 a 4.

O último encontro foi pela Copa Verde, no duelo em Taguatinga da volta. Aliás, pelo torneio regional as equipes jogaram apenas as duas vezes mencionadas anteriormente.

Em jogos na Boca do Jacaré, ou seja, mando do Brasiliense, a vantagem dos donos da casa sobre o Vila Nova é ampla. São nove partidas no local, com sete vitórias do time do Distrito Federal, duas dos goianos e nenhum empate. Além de Copa Verde e Copa Centro-Oeste, as equipes mediram forças na Série B, na Série C e em um amistoso.

Retrospecto geral

– 17 jogos
– 07 vitórias do Vila Nova (26 gols)
– 08 vitórias do Brasiliense (28 gols)
– 02 empates