O Vila Nova Futebol Clube recebe o CSA no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, nesta sexta-feira (15), pela primeira vez na história do confronto. De acordo com o site Futebol de Goyaz, Tigrão e Azulão se enfrentaram três vezes com mando colorado, mas em outros locais.

Leia também: Allan Aal define jogo do CSA como “oportunidade excelente” para recuperação do Vila

Na primeira vez, Vila Nova e CSA duelaram no Serra Dourada, em 1999, pela 1ª Fase da antiga Copa Conmebol. O Tigrão até venceu por 2 a 0 no tempo normal, gols de Juninho e Reinaldo Aleluia, mas como tinha perdido pelo mesmo placar na ida (o primeiro duelo entre eles na história), a decisão foi para os pênaltis. Na marca da cal, deu Azulão, 4 a 3. Posteriormente, o time foi vice-campeão, perdendo para o Talleres (ARG).

Sob o comando do técnico Wanderley Paiva, a equipe vilanovense foi a campo com: Cássio Luiz; Rogério Souza, Luís Cláudio, Wladimir e Carlos Roberto; Donizete (Juninho), Tim, Kal Baiano e Luciano Goiano; Reinaldo Aleluia e Túlio Maravilha.

Em 2018, também no Serra Dourada, o Vila Nova recebeu o CSA pela segunda vez no confronto. A vitória dessa vez foi dos visitantes, 1 a 0, gol de Michel Douglas, que depois defendeu o clube alvirubro. O treinador dos alagoanos na ocasião era Marcelo Cabo, que também trabalhou no Tigre.

Por último, na temporada passada, as equipes se enfrentaram no Anibal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, já que o OBA passava por uma revitalização no gramado. Com gol de Dudu, ainda no primeiro tempo, o time vilanovense bateu o adversário por 1 a 0.

Já em partidas pelo Campeonato Brasileiro Série B, Vila Nova e CSA se enfrentaram cinco vezes, com duas vitórias e seis gols para cada lado, além de um empate. A igualdade aliás ocorreu no último jogo entre eles, em 2021, quando ficaram no 1 a 1, em Maceió, no Rei Pelé, gols de Dellatorre e Alesson.

A primeira vez que duelaram no torneio foi em 2000, também em Alagoas, no mesmo estádio. Os mandantes ganharam por 3 a 2, gols de Sandro Oliveira, três vezes, enquanto Careca, com dois tentos, anotou para os visitantes. Desta vez, o técnico colorado era Sérgio Ramirez, que escalou: Cássio Luiz; Airton, Dione, Hakanay e Branco; Cléber Goiano, César e Marcelinho; Wando (Donizete), Careca (Márcio Rogério) e Anderson Barbosa.

Retrospecto geral

– 7 jogos
– 3 vitórias do Vila Nova (8 gols)
– 3 vitórias do CSA (25 gols)
– 1 empate