A prefeitura de Rio Verde já adota deste 8 de junho o modelo de distanciamento 14 por 14 e segundo o prefeito Paulo do Vale os resultados são positivos. “Já estamos na quarta semana do protocolo de intermitência e o que eu posso dizer é que está funcionando, temos indicadores que mostram que a estratégia é eficaz”, disse.

O isolamento intermitente foi estabelecido em decreto do governador Ronaldo Caiado publicado nesta terça-feira (30), depois de proposta da Universidade Federal de Goiás apresentada em live com prefeitos e presidentes dos demais poderes. De acordo com a UFG, esse modelo intermitente de isolamento pode garantir a redução da contaminação da doença em 61,5%. Se houver rastreamento de contato (identificação da rede de contatos das pessoas contaminadas) combinado com o isolamento, o índice de redução da doença pode chegar a 76,5%.

Paulo do Vale detalhou que o município de Rio Verde estava com a taxa de isolamento social em 36%, após adotar a medida de isolamento intermitente, entre o dia 8 e 21 de junho a taxa de isolamento chegou a 48% e 50%. “Isso diminuiu a circulação do vírus e refletiu na semana posterior, que foi do dia 22 até hoje (30), uma menor pressão do nosso sistema de saúde”, afirmou. “Hoje temos 36% das UTI’s ocupadas e 35% das enfermarias ocupadas por pacientes com covid-19”.

O prefeito de Rio Verde ressaltou também que o município teve uma testagem em massa da população. “No primeiro momento Rio Verde teve ações como a testagem em massa, foi a cidade proporcional ao seu número de habitantes que mais testou no Brasil. Isso foi importante porque identificamos o vírus, isolamos as pessoas contaminadas e estamos com 91% das pessoas curadas”. De acordo com o último boletim epidemiológico dos casos de coronavírus, Rio Verde tem 6.188 casos confirmados de covid-19 e 5.508 curados da doença. Segundo o prefeito, 95% dessas pessoas que testaram positivos para o coronavírus já estarão recuperadas e imunes a doença.

“É preciso de preparar para atender os 3% que podem ter complicações pelo novo coronavírus, isso que nós fizemos, construímos o Hospital de Campanha e as unidades de covid em Rio Verde”, disse. “Além disso, a estratégia 14/14 que iniciamos em 8 de junho, tem trazido resultados positivos. Nossa preocupação desde o inicio da pandemia foi lidar com as duas pandemias, a viral e a do desemprego. Temos que levar com equilíbrio porque sabemos que atividade econômica não pode parar e a a gente precisa salvar vidas”.