O prefeito Roberto Naves (Progressistas) deve ser reeleito em Anápolis, de acordo com pesquisa Serpes, divulgada pelo jornal O Popular neste sábado (28). Em votos válidos, Naves tem 60,5%, contra 39,5% de Antônio Gomide (PT).  A vantagem do candidato à reeleição para o deputado estadual é de 21 pontos percentuais.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.  A forma de cálculo é a mesma usada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Leia também

Pesquisa Serpes/ O Popular indica 17,2 pontos de vantagem de Maguito para Vanderlan em votos válidos

Votos totais

Em relação aos votos totais, ou seja, quando são computados Branco, Nulo e Indecisos, Roberto Naves tem 49,6%. Antônio Gomide tem 32,4%. A vantagem do candidato do Progressistas para o petista é de 17,2 pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, anularia o voto ou não votaria: 12,7% dos entrevistados. Não decidiu: 5,2%.

Leia também

Quase 70% dos eleitores não conhecem candidatos a vice em Goiânia, diz Serpes/ O Popular

Espontânea

Já no levantamento do tipo espontâneo, ou seja, aquele em que não é apresentado o nome do candidato, mas apenas questionado em quem pretende votar neste 2 º turno, a vantagem de Naves para Gomide é semelhante.

Roberto Naves tem 47,9% das intenções de voto. Antônio Gomide tem 31,9%. Anularia o voto ou não votaria: 13%. Não decidiu: 7,2%.

Rejeição

Antônio Gomide é o mais rejeitado de acordo com o levantamento. Não pretendem votar no ex-prefeito de Anápolis, 32,4% dos eleitores. O prefeito e candidato à reeleição Roberto Naves é rejeitado por 23,7% dos entrevistados. Não rejeita ninguém: 42,4%. Não decidiu: 5%.

Vice

O instituto Serpes também questionou se o eleitor anapolino a vice dos candidatos a prefeito em Anápolis. 41,6% dos eleitores informaram que não. 39,2% destacou que sim. 19,2% Não opina ou não responde.

Outra pergunta feita sobre o candidato a vice-prefeito, é se tem influência, não tem influência, ou é indiferente na hora de decidir o voto?

42,9% dos eleitores entendem que o vice tem influência na hora de decidir o voto. Para 30,9% não tem nenhuma influência na hora de decidir o voto. 13,7% dos entrevistados destacaram que são indiferentes e 12,5% dos consultados preferiram não opinar.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. O contratante é a empresa Jaime Câmara e Irmãos S/A/ Jornal O Popular. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número de protocolo: GO-02189/2020 no dia 22 de novembro de 2020. Foram ouvidos 401 eleitores em diferentes bairros da cidade de Anápolis. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A coleta de dados foi realizada no dia 26 de novembro de 2020.