Anápolis é uma das duas cidades goianas que terão a disputa para a Prefeitura definida neste domingo (29) no segundo turno. O atual prefeito Roberto Naves (Progressistas), que tem o apoio do governoador Ronaldo Caiado (DEM), obteve 46,64% dos votos válidos no primeiro turno, contra 28,87% do ex-prefeito e deputado estadual Antônio Gomide (PT).

Nas eleições municipais passadas, em 2016, Roberto Naves, o “Roberto do Órion”, à época pelo PTB, também disputou o segundo turno com um candidato petista, João Gomes, e venceu a corrida apertada com 51,23% contra 48,77% do adversário.

Naquele ano, Antônio Gomide foi candidato a vereador, sendo o mais votado na história do município, com mais de 11,6 mil votos. Atualmente, o petista é deputado estadual.

Conheça o perfil dos dois candidatos a Prefeitura de Anápolis

Roberto Naves (PP)

Nascido em Porangatu em 26 de janeiro de 1978, o farmacêutico e empresário Roberto Naves e Siqueira é dono do Colégio Órion. O progressista, que já foi professor, disputou a eleição pela primeira vez em 2016, quando venceu a disputa para prefeito de Anápolis no segundo turno.

Na área econômica, Naves propõe parcerias público-privadas para viabilizar investimentos e atrair grandes companhias prestadoras de serviço para Anápolis. Na segurança, promete aumentar o efetivo de policiais em praças e saídas de escolas municipais.

Antônio Gomide (PT)

Nascido em Goianésia no dia 11 de janeiro de 1960, Antônio Roberto Otoni Gomide formou-se em odontologia aos 21 anos e filiou-se ao PT no início da década de 90, quando iniciou a carreira política. Foi vereador em Anápolis por quatro mandatos entre 1997 e 2008, ano em que foi eleito prefeito de Anápolis no segundo turno, vencendo Onaide Santillo (PMDB).

Entre as propostas do candidato estão modernização da administração pública com a participação da população, apoiar atividades que geram emprego e renda, fortalecimento da saúde pública e realização de parcerias com o governo do Estado e iniciativa privada para reforçar a segurança no município. Se eleito, o petista promete reativar projetos de sua antiga gestão como Cidadão do Futuro, Bolsa Atleta, Bolsa Cultura e Peti.