Sagres em OFF
Rubens Salomão

Rogério Cruz: “atuação do TCM é garantia de que não teremos problemas com a Justiça”

Depois de assinar manifesto elaborado por vereadores pela manutenção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), voltou a defender o órgão em resposta a questionamento da Coluna. Em live realizada no perfil da Prefeitura de Goiânia no Facebook, o ex-vereador garantiu que acompanha de perto a tramitação na Assembleia Legislativa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê a extinção do órgão.

Rogério Cruz ressalta que a fiscalização, com recomendações do Ministério Público e orientações do TCM, é fundamental para evitar que gestores municipais enfrentem investigações e processos judiciais após o fim do mandato. “Nós seguimos as sugestões do Ministério Público e temos o TCM que até orienta, o que é melhor ainda, e nós vamos seguindo. Essa é a melhor forma de fazermos uma gestão segura, transparente e com a garantia de que, quando terminar o nosso mandato, nós não teremos nenhum problema aí com a Justiça e nem tampouco com a improbidade administrativa, que nós temos visto muito por aí no nosso Brasil”, afirma.

Em harmonia com a Câmara Municipal, o prefeito ainda fez questão de citar a presença de vereadores, segundo ele, experientes na área jurídica na atual legislatura e que o trabalho de orientação da TCM é ainda mais importante em cidades do interior, com menos de 50 mil habitantes.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Prazo dado

Não há pressa na Assembleia Legislativa e menos ainda no governo para a indicação do deputado estadual Humberto Aidar (MDB) para a vaga de conselheiro do TCM, aberta com a aposentadoria forçada do ex-deputado Nilo Resende. Avaliação de governistas ouvidos pela Coluna é que a definição ocorra até o fim de 2021.

Aliado

O governador Ronaldo Caiado tem manifestado nos bastidores pedido para que Humberto continue na Alego para seguir no comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A postura do deputado, que exerce o sexto mandato, é observada como competente e efetiva na defesa dos interesses do Palácio das Esmeraldas, ao mesmo tempo em que mantém diálogo com colegas da base e da oposição.

Enquanto isso…

O prazo dilatado para a indicação abre margem para novas articulações no governo, para acomodar interesses. Já entram na pauta possíveis indicações também para vagas no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ausência lembrada

O encontro da direção do PSD em Goiás, realizado nesta segunda-feira (17) com prefeitos da sigla em Goiânia, foi marcado pela defesa os presidentes regional, Vilmar Rocha, e nacional do partido, Gilberto Kassab, para que as decisões sobre alianças fiquem para 2022. A intenção agora é trabalhar pelo fortalecimento da sigla e, neste sentido, o nome do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi reforçado.

Quadros

Em vídeo gravado para a reunião, Kassab reforçou: “É uma imensa alegria para o PSD de todo o Brasil saber que Goiás conta com um filiado da estatura de Henrique Meirelles. Uma das pessoas mais bem estruturadas de nosso país”.

Investida

Depois do encontro, Vilmar Rocha levou os prefeitos a encontro com o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira. O deputado estadual é pré-candidato a federal e, como antecipado aqui ainda no início de 2020, considera sair do PSB e retornar ao PSD, desde que o partido garanta posição ao lado de Ronaldo Caiado na eleição do próximo ano.

Conexão

O Governo Estadual publicou no Diário Oficial do Estado previsão de pagamento de ajuda de custo, no valor de R$ 100, aos professores da rede estadual da Educação. A medida beneficiará 22.651 profissionais da rede entre efetivos, comissionados ou contratos temporários.

Outra ponta

Professores, no entanto, têm registrado constantes reclamações quanto à falta de auxílio do governo à conectividade dos alunos. Muitos não contam com serviço de internet com qualidade mínima para acompanhar as aulas.

Mais lidas:

Leia também: