A edição de número 171 do Sagres Internacional, com Rubens Salomão e Norberto Salomão, desta a tensão do segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia. De um lado, o esquerdista ex-guerrilheiro Gustavo Petro, que liderou o primeiro turno com 40,4% dos votos. Dou outro, o conservador chamado de ”Trump tropical”, Rodolfo Hernández, que obteve 27,9%.

Leia mais: Com histórico de violência contra candidatos de esquerda, Colômbia se prepara para segundo turno

Pesquisa do Centro Nacional de Consultoria (CNC), realizada após o primeiro turno de domingo (29) já aponta um empate técnico entre os dois candidatos no segundo turno, sendo 41% de Hernández e 39% para Petro. O pleito final acontece no dia 19 de junho. A pesquisa, que entrevistou 1,2 mil pessoas, tem uma margem de erro de 2,8%, pela qual ambos os candidatos estão empatados tecnicamente.

A Colômbia possui um histórico de violência entre empates políticos envolvendo candidatos de esquerda e de direita. Jamais um esquerdista governou o país. Jorge Eliécer Gaitán, em 1948, e Luis Carlos Galán, em 1989, foram assassinados após figurarem à frente de conservadores nas eleições colombianas.

Canadá

O Sagres Internacional #171 abre aspas para o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que anunciou nesta semana um projeto de “congelamento nacional de posse de armas portáteis”, como revólveres. O anúncio foi feito dias após os ataques à escola de Uvalde, nos Estados Unidos. O Canadá já havia endurecido as leis para venda de armas após um massacre no país em 2020. Abre aspas para o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

“Nós estamos apresentando uma legislação para implementar um congelamento nacional da posse de armas de fogo. Isso significa que não será mais possível comprar, vender, transferir ou importar armas portáteis em qualquer lugar no Canadá. Em outras palavras, estamos tapando o mercado para armas portáteis. Como uma parte adicional desta legislação, nós também estamos lutando contra o tráfico e contrabando de armas por meio de aumento de penas e mais ferramentas para as forças policiais e ao Judiciário para investigar crimes cometidos com armas. Nós também vamos exigir a autorização permanente para carregadores mais longos, de maneira com que eles nunca possam comportar mais do que cinco munições. Essas são ações que têm sido pedido há anos por médicos, especialistas e chefes de polícia. E nós estamos agindo sob a orientação deles.”

O governo canadense já havia proibido 1,5 mil modelos de armas de fogo do tipo militar, como fuzis, após o pior ataque da história do país, que deixou 23 mortos na Nova Escócia, no leste do Canadá, em abril de 2020.

Confira também nesta edição:

  • Inflação na Europa atinge recorde e põe em xeque estratégia do BC europeu;
  • China anuncia firme oposição à iniciativa comercial entre EUA e Taiwan;
  • Conselheiro dos EUA afirma que lista de assuntos que Biden tratará com Bolsonaro em cúpula será ‘longa’
  • E ainda: a música mais tocada nas paradas do Canadá.

Kate Bush – Running Up That Hill

Confira outras músicas tocadas nesta edição:

La caza de Nariño” – Alcolirykoz (con Junior Zamora)

Por Colombia” – El Teacher

Su propia medicina” – Métricas Frías & Deejohend

Edson Velandia & Adriana Lizcano – Todo Regalao

Confira edições anteriores do Sagres Internacional

Sagres Internacional #170 | Guerra das Malvinas: depois de 40 anos ainda continua no imaginário argentino

Sagres Internacional #169 | EUA e Venezuela: A flexibilização das sanções

Sagres Internacional #168 | Sri Lanka: Colapso econômico, protestos e mortes