Envolvido em uma grave crise, o Equador teve uma semana tensa após o presidente Guillermo Lasso decretar “morte cruzada”. Após a abertura de um processo de impeachment, o chefe executivo equatoriano dissolveu o parlamento e convocou novas eleições gerais, enquanto governa por decreto.
Na edição 218 do podcast Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão explicam a situação do país sul-americano. Lasso recorreu a um artigo da Constituição para seguir no poder, embora tenha afirmado não pretender concorrer às eleições, marcadas para 20 de agosto.
Acusado de favorecer uma petroleira em contratos, o presidente equatoriano enfrenta forte oposição, maioria no parlamento, que tentou recorrer da decisão na Justiça. Entretanto, a Corte negou o recurso – uma medida adotada com respaldo legal por Lasso, de acordo com o poder judiciário do Equador.
Também em destaque no episódio desta semana, a repercussão das novas sanções de países do G7, reunidos nesta semana em Hiroshima, no Japão, contra a Rússia. No quadro “Abre aspas”, o presidente russo Vladimir Putin, como resultado, acusou o Ocidente de tentar dividir o país.
No giro de notícias, acompanhe as eleições presidenciais na Turquia. Ademais, o encontro da China com ex-repúblicas soviéticas em meio à cúpula do G7. Ainda, a votação do parlamento russo pelo fim do tratado que limita armamentos na Europa e a aprovação do plano de ação do primeiro satélite espião da Coreia do Norte.
Confira a edição 218 do Sagres Internacional
Podcast
Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.