EBC/EFE/EPA/ETIENNE LAURENT

No podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, analisam as manifestações dos Coletes Amarelos na França e a recessão econômica na Europa. Você confere também, temas atuais como o discurso de Donald Trump que usa do estado da união para reforçar avanços na economia dos Estados Unidos e fazer cobranças ao Congresso.

Os coletes amarelos (gilets jaunes em francês) são responsáveis por um movimento que começou com manifestações contra o aumento do preço do combustível proposto pelo governo francês, mas que com o tempo ampliaram as reivindicações, evoluindo para uma insatisfação com o alto custo de vida na França e apoiadores da saída do presidente Emmanuel Macron, que tem uma grande taxa de desaprovação.

O movimento é apoiado principalmente pelas pessoas que vivem na periferia e em zonas rurais, se tornou um movimento mais amplo contra a política tributária do governo. O nome escolhido para o movimento faz referência à vestimenta fosforescente utilizada por motoristas na França em caso de incidente em uma estrada para ter mais visibilidade.

Confira outros temas do Sagres Internacional #3

Mesmo com retirada de tropas da Síria, EUA garantem trabalho para destruir terrorismo do Estado Islâmico

– Ministro das Relações Exteriores do Brasil trabalha estratégia para ajuda humanitária à Venezuela

– Cristina Kirchner volta a ser citada por ‘cadernos da corrupção’

– Brasil volta a debater mudança da sede da embaixada em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém

– ONU pede fim da mutilação genital feminina

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana é do presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, no momento mais importante do ano, o
Discurso do Estado da União (State of the Union Speech).

“Senhora presidente, o presidente dos Estados Unidos”. “Nós recentemente impusemos tarifas sobre bens em 250 bilhões de dólares em bens vindos da China. E agora o Tesouro está recebendo bilhões e bilhões de dólares. Mas eu não culpo a China por ter se aproveitado de nós. Eu culpo os nossos líderes e representantes por terem deixado essa tragédia acontecer. Tenho grande respeito pelo presidente Xi Jinping e estamos trabalhando agora em um novo acordo comercial, que inclua mudanças estruturais reais para acabar com práticas injustas. Reduzir nosso déficit no mercado eletrônico e proteger empregos americanos. Outro erro foi a catástrofe conhecida como NAFTA. Por anos políticos prometeram fazer um acordo melhor, mas ninguém nunca havia tentado, até agora. Espero que vocês aprovem logo o novo acordo USMCA, entre Estados Unidos, México e Canadá, para trazermos de volta o crescimento no número de empregos na manufatura, expandir a agricultura americana, proteger a propriedade intelectual e assegurar que mais carros serão orgulhosamente estampados com nossas quatro lindas palavras Feito Nos Estados Unidos.”

Músicas comentadas neste Episódio

Edith Piaf – Non, je ne regrette rien

Red Velvet – Bad Boy

Ouça +

Sagres Internacional #2: Saída do Reino Unido da UE pode ter consequências catastróficas

Sagres Internacional #1: Manifestações sociais marcam encruzilhada política na Venezuela

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.