O mês de junho é marcado pelo dia de São João e pelas festas juninas.  E nessa época algumas comidas reinam absolutas à mesa, como é o caso da pamonha e a canjica. Nesse período também é bastante comum exagerar no consumo de guloseimas à base de milho e açúcar.

Contudo é preciso ficar atento à quantidade de ingestão e até mesmo no modo de preparo das receitas tradicionais. Em entrevista à Sagres, a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Excelência (UNEX) Morgana Mascarenhas orientou cautela ao consumir estes alimentos e disse que o importante é não exagerar. Assista a seguir

“Período de São João é muito esperado por todos, as comidas são muito gostosas mas é preciso cautela. Muitos dos alimentos típicos deste período são feitos com vários alimentos multiprocessados, como açúcar e leite condensado. Consumindo com moderação não tem problema, mas é preciso ficar atento aos ricos à saúde”, disse a professora.

Morgana destacou ainda que mais importante que a cautela é a alimentação balanceada no dia a dia e a prática regular de atividades físicas.

“Agora não adianta eu me privar das guloseimas de São João se no dia a dia eu não tiver uma alimentação balanceada e não praticar atividades físicas. Pessoas que tem algum tipo de doença relacionadas, ou não, com a alimentação, como diabetes e pressão alta, precisam ficar mais vigilantes neste período. Um pouquinho só não vai fazer mal”, afirmou.