A metodologia de ensino que faz pensar através de materiais, incentiva a criatividade e dá oportunidade para o protagonismo do aluno, é chamada de “Tinkering”. O termo, que não tem tradução literal para o português, propõe uma livre exploração de ideias e materiais pelos estudantes, o que permite adaptações e improvisações ao longo do processo de ensino.
O método está relacionado a prática do “faça você mesmo”, e vem crescendo no cenário educacional por estimular crianças e jovens a intervir em ambientes. A pedagogia é baseada em questionamento: centrada no aluno, imersiva, com atividades e práticas exploratórias, nos quais os elementos são envolventes e motivadores no processo de aprendizagem.
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O Tinkering promove o desenvolvimento de capacidades essenciais para a atualidade, como, pensamento crítico, criatividade, colaboração, resoluções de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, empreendedorismo e letramento digital.
Esses pilares são essenciais para permitir a liberdade de criação em prol de resultados positivos na aprendizagem. Em pouco tempo, a metodologia foi ampliada em centros educacionais e traz como premissa explorar objetos e espaços, exercitando habilidades como a criatividade, sendo já usada em escolas e museus principalmente na Europa.
Sala de aula
Para levar para sala de aula é importante ter em mente o papel de facilitador do professor gerado pela proposta Tinkering, o papel de acompanhar os participantes através de uma gama de possibilidades que garantem o processo de aprendizado.
O professor deve se apoiar na exploração de materiais, na apresentação de objetivos, na reflexão sobre os processos e experiências que cada aluno participou, discutindo essas etapas e fazendo os estudantes mergulharem nessa metodologia.
É importante salientar que é necessário definir objetivos claros para as atividades, inclusive para manusear os materiais e alcançar os propósitos com essa metodologia. A diversidade de materiais e a liberdade no desenvolvimento permite observar uma gama ampla de resultados finais diferentes entre si.
Além disso, um dos pontos fortes desta metodologia é a atitude e o trabalho em atividades que exploram baixo recursos, a partir de experiências práticas, que será a base para discussão e reflexão em torno dos objetivos de aprendizagem.
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