Foto: Agência Brasil

No fim de semana de feriado do Natal, 22 municípios registraram problemas junto à Saneago por conta de falta de abastecimento de água. Por meio de nota, a estatal responsabilizou a Enel por interrupção no fornecimento de energia elétrica que leva a água até o consumidor.

Já na sexta-feira (27), de acordo com o diretor de Produção da Saneago Wanir Medeiros, todos os municípios tiveram o abastecimento restabelecido, mas reforça a complexidade do processo até que a falta de água seja solucionada.   

“A questão do abastecimento de água e tratamento de esgoto é bem complexa, porque não basta só retornar a energia e o sistema já recuperar imediatamente. Nós gastamos dois ou três dias para recuperar o sistema totalmente após o retorno da energia”, explica.

Segundo Wanir Medeiros, a Saneago elabora um dossiê contra a Enel em razão dos problemas de abastecimento de água causados pela falta de energia elétrica, e que a companhia italiana pode ser acionada cível e juridicamente.

“A Saneago tem juntado todos os protocolos que foram gerados junto à Enel durante esses dias de feriado e toda a duração dessas interrupções. O setor jurídico da Saneago vai definir qual será a ação junto à Enel ou junto à Aneel também”, pontua.

Apesar dos problemas relatados pelos municípios, o diretor de Produção da Saneago afirma que a estatal mantém contato com a Enel, e que a fornecedora tem priorizado as ocorrências que afetam o abastecimento de água, mas faz ressalvas quanto à quantidade de equipes para atendimento e qualificação da companhia de energia elétrica.

“Nós temos o contato direto com a Enel, e eles têm tentado dar o máximo de prioridade para a Saneago. Porém, como limitação de equipes e, às vezes, até de qualificação também”, avalia.

Em nota, a Enel disse que reforçou o número de equipes de emergência nas regiões mais afetadas pelas chuvas e que “tem adotado medidas adicionais como o aumento de bases operacionais no interior do Estado e a utilização de helicópteros em áreas mais isoladas”.

“A gente acredita que ainda tem de ter um acréscimo de equipes da Enel, principalmente na região sul do estado, que é a mais problemática e de difícil acesso”, conclui Medeiros.

Segundo o diretor, a Saneago ainda tenta fazer o levantamento em valores de todos os prejuízos causados pela falta de energia, e que compromete o abastecimento de água no estado. A entrevista completa você confere a seguir.

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Confira a nota da Enel, na íntegra

“A Enel Distribuição Goiás informa que as fortes chuvas com ventos e descargas atmosféricas registradas nos últimos dias em várias regiões do Estado destruíram trechos inteiros da rede elétrica, o que tem dificultado o trabalho das equipes de campo. A companhia esclarece que, em cerca de 70% dos casos apontados pela Saneago, ou não foram identificadas ocorrências de falta de energia ou as interrupções foram restabelecidas em até 6h.

Nas demais ocorrências, queda de árvores destruíram trechos inteiros de rede, o que tornou o trabalho dos técnicos mais complexo. Além disso, em alguns pontos, alagamentos impediram o acesso das equipes para o restabelecimento da energia em menor tempo. A empresa reforçou o número de turmas de emergência nas regiões mais afetadas pelas chuvas e tem adotado medidas adicionais como o aumento de bases operacionais no interior do Estado e a utilização de helicópteros em áreas mais isoladas. A companhia também criou um Centro de Ocorrências Prioritárias para garantir o menor tempo de atendimento possível a serviços públicos essenciais como o abastecimento de água. A empresa acrescenta que os técnicos da companhia têm trabalhado ininterruptamente para garantir o fornecimento de energia a todos os clientes.”