A escalada da pandemia no Brasil tem mostrado um descompasso entre governos federal, estaduais e municipais, onde cada um promulga seus decretos de forma isolada, em desacordo com os outros dirigentes. Sem contar a constante disputa com o Judiciário, no qual um juiz libera aulas presenciais, cultos religiosos e o comércio, e logo depois instâncias superiores voltam a fechar tudo.

O setor privado vive suas vicissitudes e busca soluções para conciliar as atividades econômicas com a proteção à saúde. Mas será possível unir Saúde e Trabalho Seguro?

Para falar sobre isto, eu trouxe para nosso bate-papo o vice-presidente do Codese, Carlos Luciano, que também é presidente do Conselho da Novo Mundo e Mega Moda. O executivo provoca ao afirmar que essa conciliação entre trabalho e proteção é possível e necessária, e que cabe a cada um, governos, empresários e sociedade civil, contribuir para se chegar a este equilíbrio.

Luciano destaca que o Codese, como uma entidade de classe que é, está em contato com o governo na elaboração de medidas que mitiguem os impactos da pandemia, e foi favorável ao fechamento do comércio na primeira onda da pandemia. Para ele, aquele era um momento de parar e avaliar a situação, analisando o que tinha sido feito em outras cidades.

Por outro lado, o fechamento de março de 2021 teve um impacto pior, pois empresas não tinham mais as opções de suspensão de contratos e auxílios ao empreendedor. Luciano concorda que restrições são necessárias, mas o fechamento do comércio tende a trazer um dano maior do que o benefício. Uma saída viável é a flexibilização de horários, como está ocorrendo com o transporte coletivo, para outras atividades.

A estratégia de abertura e fechamento a cada 14 dias é ruim para o comércio. Para o dirigente classista, uma pequena abertura seria bem-vinda com baixo impacto nos índices de contaminação.

De toda forma, Carlos Luciano é taxativo ao dizer que a vacina é a verdadeira solução, e defende a compra de vacinas pelo setor privado, como prevê o PL na Câmara. Protocolos de segurança e trabalhos remotos são experiências profícuas e que certamente irão além da pandemia. “Tem mudança que, de fato, veio para ficar!”, declara.

O tema se encaixou perfeitamente no objetivo 8 do Desenvolvimento Sustentável, que busca promover o crescimento econômico sustentável, com emprego pleno, produtivo e o trabalho decente para todos.

No quadro Faz Parte do Cenário, nosso correspondente em Montréal, Tyrone Cavalcante, trouxe as informações sobre como está a situação da pandemia no Canadá, e como o Brasil está sendo visto naquele país. Vale a pena conferir.

Em tempo: O programa desta quarta-feira, dia 7 de abril, foi especial, em comemoração pelo Dia do Jornalista. É sempre importante ressaltar a importância do jornalismo para a democracia e para reportar e esclarecer o que acontece ao nosso redor. Parabéns a todos vocês!!!

Temas abordados:

– É possível conciliar o trabalho com a proteção contra a Covid-19?

– Há diálogo do setor produtivo com os governos?

– Ações que as empresas estão adotando e que geram resultados.

– A compra de vacinas por empresas é uma boa ideia?

– Covid no mundo – o cenário no Canadá.

– Programa na íntegra: