O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), se reuniu com o vice-prefeito eleito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e com o filho do prefeito eleito da capital, Maguito Vilela (MDB) e coordenador da equipe de transição da Prefeitura de Goiânia, Daniel Vilela. O encontro foi a portas fechadas e durou próximo de uma hora. O tema saúde foi o principal ponto abordado na conversa. Houve a preocupação quanto as ações no combate à Covid-19.

O primeiro item tratado no encontro foi o estado de Saúde de Maguito Vilela. O assunto foi tratado em boa parte do tempo. Na sequência, houve à análise de uma gestão compartilhada em temas que são comuns ao Estado e à Prefeitura de Goiânia. A agenda havia sido confirmada na tarde da última terça-feira.

“Há uma preocupação quanto ao compartilhamento de leitos. Houve a diminuição de leitos exclusivos para Covid-19 com a inauguração da Maternidade Célia Câmara e do Hospital das Clínicas. Isso nos traz preocupação”, afirmou o vice-prefeito eleito Rogério Cruz.

A previsão é que em breve possa ocorrer outro encontro para que seja aprofundado o debate sobre o transporte coletivo. Há uma preocupação por conta da ameaça das empresas de ônibus em paralisar atividades, devido a um desequilíbrio econômico acentuado durante a pandemia.

70 prefeitos

O governador Ronaldo Caiado (DEM) já recebeu cerca de 70 prefeitos eleitos. Caiado tem alternado as conversas entre futuros representantes de grandes e pequenas cidades do estado. A intenção é que as conversas sejam intensificadas após a virada do ano. O governador tem acompanhado de perto a tramitação de matérias na reta final de 2020 na Assembleia Legislativa e ainda esteve atento a votação do Plano Mansueto realizada nesta semana no Congresso Nacional, após bom tempo de espera.

Recomendações

Membros da Comissão Mista do Congresso Nacional destinada a fiscalizar as ações da União durante a pandemia da Covid-19 vão votar na tarde desta sexta-feira (18), o relatório do deputado federal Francisco Júnior (PSD-GO). Foi recomendado que o Governo Federal aumente a transparência dos dados sobre taxas de ocupação de leitos públicos de UTI em âmbito nacional e aperfeiçoe o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19;

Além disso, foi sugerido que o debate sobre as vacinas contra a Covid-19 seja pautado por informações técnicas e científicas; Outra ponderação feita no relatório é que a vacinação seja iniciada para a rápida retomada da Economia. O parlamentar dividiu o documento em seis áreas, com pareceres de sub-relatores apontando as principais deficiências nas medidas tomadas pelo governo federal e recomendando diversas ações para o pós-pandemia.  A comissão iniciou os trabalhos no mês de abril.

IPTU e ITU em Goiânia

Os valores constantes da Planta de Valores Imobiliários em Goiânia, utilizados no exercício de 2020 para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano – ITU e IPTU e do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis, Inter Vivos, por Ato Oneroso – ISTI, serão corrigidos em 4,31% para efeito de lançamento e cobrança no exercício de 2021. O percentual citado é a variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, relativa ao período do mês de dezembro do ano de 2019 ao mês de novembro do ano de 2020. O IPCA é o índice oficial da inflação no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município.

Diplomação

Acontecerá de forma virtual às 10 horas desta sexta-feira (18), a diplomação dos eleitos nas eleições municipais em Goiânia, em 2020. O ato será de forma virtual em virtude da pandemia da Covid-19, atendendo recomendação da Justiça Eleitoral. Terão acesso ao diploma os candidatos que cumpriram todos os requisitos da lei, especialmente quanto à apresentação das prestações de contas.

Sem aumento

A OAB-GO manteve o mesmo valor da anuidade 2020 para o exercício de 2021. Os advogados e advogadas inscritas junto a Ordem em Goiás continuarão pagando R$ 1.128,24. O valor para estagiários é de R$258,17. Quem pagar até o dia 5 fevereiro será de 10%. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Seccional e teve como justificativa a pandemia da Covid-19.