8 de dezembro de 2019. Dois anos atrás, Goiás e Grêmio protagonizaram a última partida oficial do estádio Serra Dourada, vencida pelo time esmeraldino por 3 a 2. Desde então, com a pandemia de covid-19 e a preferência dos clubes de Goiânia por seus estádios próprios, o maior palco do futebol goiano não voltou a abrir as portas.

De toda forma, o Governo de Goiás, responsável pela administração do Serra Dourada, quer mudar essa história. Depois do governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciar um recurso de R$ 9 milhões destinado à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer para a reforma do estádio, o secretário da pasta, Henderson de Paula Rodrigues, deu mais detalhes sobre os trabalhos em entrevista à Sagres.

Leia também

Além do investimento específico da secretaria, o governo estadual também aguarda R$ 7 milhões através de um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) junto ao Ministério da Cidadania. De acordo com o secretário, a expectativa é que o recurso esteja disponível a partir do início de 2022, “mas faremos isso independentemente e esses investimentos poderão ser reinvestidos no Serra Dourada caso venha o PLN”.

“O primeiro trabalho serão os banheiros, a iluminação e a capela ecumênica. Tínhamos uma capela aqui, que deixou de existir, então faremos uma nova. Também estamos olhando a questão do elevador, que sobe para a imprensa e a tribuna. Os equipamentos aqui no Serra Dourada, como de banheiros e iluminação, têm mais de 35, 40 anos, e é isso que trataremos”, destacou Henderson de Paula.

Henderson de Paula Rodrigues, secretário estadual de Esportes e Lazer (Foto: Tandara Reis/Sagres)
Estádio aberto a partir de janeiro

Sem receber jogos há dois anos, o Serra Dourada esteve aberto para treinamentos durante a Copa América, realizada em Goiânia entre junho e julho deste ano. “Independentemente da iluminação e dos banheiros, já tínhamos os laudos do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, de segurança e estrutural para jogos sem público. Em 2020 e 2021, já era permitido ter jogo aqui, sem problema algum”, revelou o secretário.

De toda forma, com o retorno da torcida aos estádios, “o Corpo de Bombeiros pediu para fazer algumas alterações, que nesta semana já regularizamos e estamos esperando a vistoria para ter o público. Ou seja, teremos até o final do ano, com tranquilidade, todos esses documentos e equipamentos aptos a atender o público”.

Questionado pelo repórter Rafael Bessa sobre uma previsão de reabertura do estádio, Henderson de Paula confidenciou que “tem um acerto junto ao Ministério Público de até dia 15 mostrarmos de que é viável acontecer jogos no Serra Dourada a partir do dia 15 de janeiro, então o Campeonato Goiano pode acontecer aqui tranquilamente”.

Trabalhos de sinalização já estão sendo realizados no estádio (Foto: Tandara Reis/Sagres)

O secretário ainda detalhou sobre a mudança na iluminação, em que “temos aqui uma de 850 lux, e vamos para 2.500. É uma exigência da CBF, e até o final de junho teremos ela. Podemos ter jogos durante o dia, mas teremos uma iluminação com uma qualidade fantástica, que também é voltada para atender espetáculos”.

Além da troca dos refletores, 36 banheiros serão reformados. A previsão é que estejam disponíveis “a partir de maio. Não quer dizer que teremos jogos só após isso. Temos toda condição de fazer a manutenção e reconstrução de um e liberar outro”. Segundo Henderson, a licitação da reforma dos banheiros será realizada na próxima semana.

Arena multiuso

Mais do que tornar o Serra Dourada novamente atrativo para os clubes de futebol da capital, a intenção do Estado é utilizar o estádio para outros esportes e atividades. O titular da pasta de Esporte e Lazer afirmou que “desenvolvemos um grupo de trabalho em que fizemos um estudo preliminar das potencialidades, comparando com várias arenas no mundo inteiro. Temos caminhos fantásticos para um sucesso diferente do Serra Dourada”.

“Queremos enxergá-lo como um palco de entretenimento, onde as pessoas sintam prazer de estar aqui vendo não só futebol, mas outras modalidades esportivas. Por exemplo, não temos uma pista interna de atletismo, então por que não? No ano que vem teremos mais de 10 shows aqui, já está tudo programado: tanto no estacionamento, como dentro do Serra Dourada e do Goiânia Arena”, frisou Henderson de Paula.