O secretário Municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia, Horácio Mello, garantiu em entrevista à Sagres nesta quarta-feira (30) que há sincronização de semáforos nas vias da capital. Essa sicronia permite que os veículos passem por uma boa sequência de sinais abertos, sem precisar parar, a chamada ‘onda verde’.

De acordo com o titular da pasta, em pouco mais de um ano, todos os equipamentos semafóricos da cidade estarão automatizados.

“Terminaremos essa licitação nos próximos seis meses. Teremos a condição de otimizar muito mais os semáforos de Goiânia. Daqui a seis meses nós teremos um outro controle semafórico muito mais dinâmico, e outras licitações também estão sendo preparadas dentro do conceito de smart cities (em português cidades inteligentes), é prioridade do governo de investir nisso. Estamos com engenheiros nas ruas fazendo contagem manual para minimizar esse impacto. Quando acontece um erro de sincronização ela é corrigida no mesmo dia, horas ou minutos depois”, afirma. Confira a entrevista a seguir a partir de 01:40:00

Recapeamento asfáltico

Equipes da SMM támbém seguem com os trabalhos de sinalização da capital nas vias já recapeadas. De acordo com a última atualização, o recapeamento foi executado em 267 vias das 639 previstas. De acordo com o Horácio Mello, do total de vias recapeadas, em 25% a sinalização já foi concluída.

“Quarenta e cinco porcento do contrato de asfalto de todo o recapeamento que será feito, quase a metade já foi feito, e 25% ou um quarto estamos a 15% de defasagem ainda. Lembrando que a sinalização de Goiânia começou oito meses depois do recapeamento asfáltico”, calcula.

Ainda segundo Horácio Mello, por questões contratuais, a previsão para conclusão dos trabalhos de recapeamento deve ultrapassar o mês de agosto. Os recursos utilizados para a revitalização vem dos cofres da própria Prefeitura.

“São recursos de multas. Todas as multas aplicadas, infelizmente são muitas, se não tivéssemos multas não teríamos tantos problemas no trânsito. Este recurso, a previsão do artigo 320 é que só pode ser aplicado em engenharia , educação e fiscalização. Então todo o recurso aplicado pela SMM vem de fontes de multas de trânsito”, afirma.