A segurança pública é o tema desta edição do Pauta 1. Um dos destaques é o debate sobre a instalação de câmeras corporais, as chamadas bodycams, nas fardas de policiais militares. Alguns estados já adotam a medida. Outros, no entanto, rejeitam ou ainda não realizaram a implementação do equipamento.
Leia mais
- Ministério Público realiza escuta social sobre câmeras corporais para a polícia
- Governo Federal articula com estados padrão para câmeras corporais na PM
Em Goiás, a utilização, porém, não é considerada uma prioridade pelo governo, embora seja defendida pelo MPGO e outras instituições. Na Alego, tramita o Projeto de Lei Nº 924/22, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), sobre este tema. Na proposta, o parlamentar defende a instalação dos equipamentos nas fardas policiais.
A política nacional de segurança pública também é tema do programa. Há décadas governadores cobram engajamento do governo federal para mais investimentos no setor. Além disso, os chefes de Estado buscam coordenação para que as forças policiais trabalhem de forma integrada.
E os crimes violentos? Estes, muitas vezes, têm relação com o narcotráfico. Afinal, a sociedade está perdendo esta guerra? Ademais, essa edição do Pauta 1 trata da proposta de descriminalização da maconha. O assunto é alvo de análise no Congresso Nacional e também no STF. Você é a favor ou contra?
Para discutir essas pautas, Rubens Salomão, Samuel Straioto e Johann Germano recebem nos estúdios do Sistema Sagres de Comunicação o ex-secretário nacional de Segurança Pública e especialista em segurança pública, Ricardo Balestreri.
#5 | Segurança pública brasileira: desafios e propostas de melhorias
*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
O programa
O Pauta 1, assim como o irmão gêmeo Pauta 2, são programas semanais que partem de fatos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. O tema surge de notícias atuais e passa a ser aprofundado em debate com jornalistas da Sagres e convidados que conversam com especialistas.
O programa segue rotina de diálogo com a audiência, autoridades públicas e privadas sobre cada assunto, além do público nas ruas de cidades brasileiras. A intenção é ampliar a discussão, além de apontar problemas e, principalmente, soluções que podem afetar diretamente as nossas vidas.