Andrequicé, distrito de Três Marias com cerca de 2 mil habitantes, a 280 km de Belo Horizonte, realiza nesta semana a 22ª edição da Semana Cultural da Festa de Manuelzão, em pleno sertão mineiro.
A festa, que vai até domingo (9), ocorre todos os anos nesta época, em que é comemorado o aniversário de Manuel Nardi, o Manuelzão, patrono do evento, e um líderes da famosa boiada liderada por Guimarães Rosa, um dos maiores escritores da literatura brasileira e autor de “Grande Sertão: Veredas”, entre outras obras.
A reflexão sobre a importância da natureza na literatura do escritor mineiro e sua íntima relação com os habitantes do “grande sertão”, que inspirou uma das obras de Guimarães Rosa, é tema da semana cultural.
Rodas de leitura, teatro, danças, celebrações religiosas, rodeios, shows com artistas locais e artistas nacionais, desfiles de carro de boi, bicicletas, cavalos e motos. Além disso, movimento de barraquinhas e forró no sertão estão entre as atrações do festival.
Confira a programação completa seguir
Andrequicé, Manuelzão e Guimarães Rosa
A história de Andrequicé e do autor mineiro, um dos maiores da literatura nacional, se confundem. Há 70 anos, em 19 de maio de 1952, o mineiro de Cordisburgo, João Guimarães Rosa, ao lado do vaqueiro Manuelzão, liderou uma comitiva de vaqueiros. O grupo percorreu o trecho entre as regiões da Fazenda de Sirga, de propriedade de Chico Moreira, primo do escritor, e Araçaí. Um trajeto de 240 km.
O percurso ficou conhecido como “A boiada”. À época, o escritor registrou em uma caderneta as impressões sobre a natureza da região que chamou de grande sertão. Veio daí a inspiração para o nome de sua obra mais famosa: “Grande Sertão: Veredas”. Do trajeto também nasceu outro livro de Guimarães Rosa: “Corpo de Baile”.
No Museu Manuelzão, sediado na casa onde o vaqueiro morava e um dos locais do festival, acontecem diariamente as rodas de leitura com as crianças de Andrequicé. O memorial visa a preservação da história de Manuelzão.
Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.
Leia mais
Projeto de educação ambiental valoriza a sustentabilidade e resgata tradição em cidade goiana
81 anos de Batismo Cultural e a necessidade de preservação histórica
Pacto Global da ONU no Brasil destaca boas práticas em sustentabilidade do agro brasileiro