Sagres em OFF
Rubens Salomão

Senador trabalha para retomar banca de identificação em projeto sobre cotas

O senador Paulo Paim (PT-RS) pretende trabalhar para derrubar as alterações da Câmara dos Deputados ao texto que amplia as cotas nos concursos públicos federais. O senador é autor da matéria e os deputados retiraram do PL a necessidade de uma banca de identificação para complementar a autodeclaração racial. Para o senador, essa alteração é preocupante e pode facilitar fraudes.

“[Da forma] como a Câmara aceitou, nos enfraquece. Qualquer cidadão pode se declarar negro. Mas nós faremos nossa parte, vamos tentar de tudo para recompor a forma como o Senado mandou”, declarou ao portal Congresso em Foco. O PL 1958/2021 amplia as cotas em concursos públicos federais de 20% para 30%. Além de pretos e pardos, o projeto estende a prerrogativa a quilombolas e indígenas.

Com a ausência da bancada de heteroidentificação, a autodeclaração da pessoa que faz o concurso fica sendo o único critério para classificação de negros e quilombolas. Em relação a candidatos indígenas, o reconhecimento terá como base a identificação de pertencimento às comunidades indígenas.

identificação banca paulo paim cotas
Foto: Senador Paulo Paim no plenário do Senado durante sessão deliberativa extraordinária. (Crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

Identificação

O projeto de ampliação das cotas foi aprovado na Câmara em novembro, mas duas alterações no texto pelos deputados fizeram com que a proposta voltasse ao Senado. Além da retirada da banca de identificação, houve redução do tempo de revisão da política de 10 para 5 anos. O senador Paim também aponta que a redução do tempo de revisão representa um retrocesso.

Tempo

“Todo ano vai ter debate sobre cotas, com a revisão de cinco em cinco anos. Vai ter debate na rua e dentro do Congresso. É muito ruim, teve um atraso”, afirma o autor. Paim reforça a intenção de articular a derrubada das mudanças no Senado. Segundo ele, as duas enfraquecem a proposta de combater as desigualdades no acesso a concursos públicos.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 –Reducação das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.