O goleiro Fernando Miguel teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, está regularizado e já pode estrear pelo Atlético-GO. Considerado até o momento a grande contratação da equipe para a temporada, iniciou nesta última semana sua preparação com os demais atletas do elenco visando o retorno do futebol goiano no dia 1º de abril, quando o Dragão enfrenta o Itumbiara pelo Goianão.

Titular absoluto do Vasco da Gama nas últimas temporadas fica no clube goiano por empréstimo até dezembro. No calendário, além do estadual, a Série A do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e também a Sul-Americana.

“O Fernando Miguel é, com toda certeza, uma contratação acima do peso que a gente tem aqui no Atlético-GO. É um atleta de experiência, com 36 anos, e que não deixa de ser um reforço de peso e bem qualificado”, afirmou o preparador de goleiro do Atlético-GO, Marcos Medeiros.

Com grandes competições no currículo, o goleiro de 36 anos é visto como uma referência técnica e também de liderança para o elenco rubro-negro.

“Por ser um goleiro experiente e jogar o Campeonato Brasileiro há bom tempo, é um atleta decisivo. O Atlético-GO hoje precisa de um goleiro decisivo e nós acreditamos que ele vai nos ajudar nesse momento de chegar e resolver o problema nos momentos mais decisivos dos jogos”, analisou.

Preparador de goleiros do Atlético-GO há muitos anos, Marcos Medeiros revelou que também é consultado pelo presidente Adson Batista quando a intenção é contratar um atleta para o gol.

“Aqui no Atlético-GO as coisas funcionam como um todo, nós participamos das contratações nesse setor de goleiros, conversamos bastante e analisamos cada atleta. Todos nós que estamos envolvidos na parte técnica somo comunicados e damos a nossas opiniões, chegando a um denominador comum”, explicou.

Marcos Medeiros (Foto: Heber Gomes/ACG)

Quem também trabalhou por muito tempo com Medeiros é Márcio, ex-goleiro do Atlético-GO, o maior da história do clube. Em contato com a Sagres, ele analisou a chegada de Fernando Miguel e ressaltou a importância da experiência do jogador para a sequência do ano.

“Acho que vai ser importantíssimo (jogador experiente). No caso específico de goleiro a idade não pesa tanto, um goleiro de 36 anos, quando está bem fisicamente, ele tem muito a agregar. O Fernando Miguel tem um porte físico bom, atleta que sempre se mostrou bem fisicamente e a experiência dele, para as competições que o Atlético-GO vai enfrentar, mesclando com a juventude do time rubro-negro, pode dar um bom ‘casamento’”, disse.

Márcio também minimizou o fato do novo reforço do Dragão não ter como uma de suas características o jogo com os pés. Camisa 1 da equipe na última edição do Brasileirão, Jean foi elogiado por ter facilidade com a saída de bola na defesa, algo que não é tão fundamental para um goleiro na visão do ex-atleta.

“O goleiro tem que saber jogar com os pés o mínimo, ou seja, ele tem que não complicar. O Jean foge dessa característica porque sabe realmente jogar com os pés e fazia algo diferente. Tenho certeza que o Fernando Miguel, com os pés, não vai complicar e já estará fazendo a parte dele. A gente não pode esquecer que o importante do goleiro é pegar a bola com as mãos, os (jogadas) pés são apenas um complemento”, analisou Márcio.

Leia também – Fernando Miguel: uma ‘tacada’ certeira do Atlético-GO

Jean

Quem também relembrou a passagem do jogador do São Paulo pelo CT do Dragão foi Marcos Medeiros. O preparador de goleiros explicou como está sendo a transição após a saída de Jean.

“O Jean fez um campeonato perfeito. Podemos dizer que ele ajudou muito e é um dos grandes responsáveis para a nossa permanência na Série A. É um parâmetro muito grande por ter feito um campeonato tão disputado e com tanto mérito. Com a disputa que vem agora nós vamos tentar no mínimo manter esse patamar, independente de quem for o titular, que mantenha esse nível e nos ajude nos momentos mais difíceis dentro da partida”, disse.

Leia também – Jean se despede do Atlético-GO e agradece oportunidade: “Gratidão, amor e carinho”

Kozlinski

Maurício Kozlinski (Foto: Heber Gomes/ACG)

Reserva de Jean na temporada passada, o goleiro Maurício Kozlisnki iniciou o ano como titular e agora brigará pela titularidade com Fernando Miguel.

“Sempre que chega um atleta no grupo, principalmente de nível alto como Fernando Miguel, quem já está inserido nesse processo com certeza vai querer dar o máximo de si e acirrar a briga por posição, elevando o nível nos treinamentos e nos jogos. Isso é muito importante”, frisou Medeiros.

Leonardo

Leonardo (Foto: Heber Gomes/ACG)

Com a chegada de Fernando Miguel, a posição de terceiro goleiro fica com Leonardo. Questionado após falhar em uma partida contra o CRAC na edição passada do Campeonato Goiano, o atleta de 24 anos se recuperou com boas atuações diante de Jataiense e Grêmio Anápolis.

“O Leonardo é um garoto que nós buscamos no interior de São Paulo e já sabíamos da qualidade dele. Ele chegou em um clube acima do nível que ele estava. Ele sentiu sim no primeiro jogo, mas nós acreditamos nele e sabíamos que ele poderia nos dar a resposta, tanto que nos outros jogos que entrou, foi muito bem. Ele nos passou confiança, isso é o mais importante, e hoje o Leonardo faz parte do grupo, está inserido e tem a confiança de todos”, ressaltou o preparador de goleiros.

Leia também – Feliz com permanência no Atlético-GO, Janderson marca ‘golaço’ também fora de campo