Sagres em OFF
Rubens Salomão

Servidores ambientais não encontram um acordo com governo e consideram greve

Servidores ambientais federais preveem greve geral no dia 24 de junho. Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), a sinalização foi feita em reunião na noite de segunda-feira (10/6). O encontro teve participação do conselho de entidades filiadas representantes das direções estaduais de mais de 20 estados.

A partir de agora, assembleias estaduais com os servidores ambientais ocorrerão ao longo desta semana, até a próxima sexta-feira (14/6), para confirmar a convocação de greve no fim do mês. Na última sexta-feira (7), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelas negociações, formalizou o fim da mesa de negociação.

Entidades de servidores ambientais criticaram o anúncio ter exatamente na Semana do Meio Ambiente. Em nota, a Ascema disse que “caíram as cortinas da teatral semana comemorativa”. O governo, por sua vez, aponta que a negociação já havia sido encerrada e faltava apenas a oficialização do término da mesa. Até agora, os agentes ambientais faziam operações-padrão. As mobilizações na prática funcionam como “operações tartaruga”, que causam lentidão na prestação dos serviços.

servidores ambientais analisam greve
(Foto: Divulgação/IBAMA)

Servidores ambientais

Em comunicado sobre encaminhamentos da reunião do Conselho de Entidades, a Ascema ressalta: “A leitura é que a mobilização segue sendo importante, com a necessidade de escalonamento. Como a contribuição de outros setores que ainda não aderiram a operação-padrão, por exemplo, e avaliação de indicativo de greve”. Segundo a entidade, é “urgente” a necessidade de articulação junto à Casa Civil sobre o pleito dos servidores.

Proposta

O governo propõe aos servidores ambientais reajustes que vão de 19% a 30%, em 2025 e 2026. O impacto fiscal da proposta é da ordem de R$ 300 milhões. Segundo o governo, a proposta somada aos 9% de reajuste em 2023, o valor total chegaria a 41,7% de reajuste em um mandato, de 2023 a 2026.

Conjunto

As negociações envolveram servidores ambientais do Ministério do Meio Ambiente, que engloba o Serviço Florestal. Além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes De Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.