Sagres em OFF
Rubens Salomão

Servidores ambientais não encontram um acordo com governo e consideram greve

Servidores ambientais federais preveem greve geral no dia 24 de junho. Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), a sinalização foi feita em reunião na noite de segunda-feira (10/6). O encontro teve participação do conselho de entidades filiadas representantes das direções estaduais de mais de 20 estados.

A partir de agora, assembleias estaduais com os servidores ambientais ocorrerão ao longo desta semana, até a próxima sexta-feira (14/6), para confirmar a convocação de greve no fim do mês. Na última sexta-feira (7), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelas negociações, formalizou o fim da mesa de negociação.

Entidades de servidores ambientais criticaram o anúncio ter exatamente na Semana do Meio Ambiente. Em nota, a Ascema disse que “caíram as cortinas da teatral semana comemorativa”. O governo, por sua vez, aponta que a negociação já havia sido encerrada e faltava apenas a oficialização do término da mesa. Até agora, os agentes ambientais faziam operações-padrão. As mobilizações na prática funcionam como “operações tartaruga”, que causam lentidão na prestação dos serviços.

servidores ambientais analisam greve
(Foto: Divulgação/IBAMA)

Servidores ambientais

Em comunicado sobre encaminhamentos da reunião do Conselho de Entidades, a Ascema ressalta: “A leitura é que a mobilização segue sendo importante, com a necessidade de escalonamento. Como a contribuição de outros setores que ainda não aderiram a operação-padrão, por exemplo, e avaliação de indicativo de greve”. Segundo a entidade, é “urgente” a necessidade de articulação junto à Casa Civil sobre o pleito dos servidores.

Proposta

O governo propõe aos servidores ambientais reajustes que vão de 19% a 30%, em 2025 e 2026. O impacto fiscal da proposta é da ordem de R$ 300 milhões. Segundo o governo, a proposta somada aos 9% de reajuste em 2023, o valor total chegaria a 41,7% de reajuste em um mandato, de 2023 a 2026.

Conjunto

As negociações envolveram servidores ambientais do Ministério do Meio Ambiente, que engloba o Serviço Florestal. Além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes De Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais lidas:

Leia também: