Sagres em OFF
Rubens Salomão

Servidores ambientais solicitam acordo para reabrir negociação e encerrar greve

Os servidores federais do meio ambiente protocolaram nesta terça-feira (23) nova contraproposta ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para encerrar greve. A categoria aceita parcialmente a proposta do governo. O texto inclui aumento sobre o vencimento básico, que serve de base para o cálculo de gratificações e adicionais ocupacionais, como periculosidade e insalubridade.

A Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) destaca que a última proposição representava apenas um reajuste, sem incluir a reestruturação da carreira, reivindicação original dos servidores. Segundo a entidade que representa os servidores, esta é a proposta definitiva para tentar um acordo e encerrar greve. A Ascema alega que houve retrocesso na proposta do governo em relação à anterior, de maio. O impacto orçamentário com o atendimento ao pleito caiu de R$ 1,2 bilhão para R$ 336 milhões.

Segundo a agência EPBR, Representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) solicitaram uma reunião com o MGI para discutir a contraproposta, enquanto mantém diálogo com as entidades e servidores. A entidade que reúne servidores do Ibama, do  ICMBio, do Serviço Floresta e do MMA assinou uma carta alegando descontentamento com o governo Lula.

encerrar greve servidores ambientais em negociação ibama icmbio
Foto: Servidores do Ibama e ICMBio durante mobilização das categorias. (Crédito: Ascema/Divulgação)

Encerrar greve

“De forma autoritária e contrariando o que dissera o próprio Presidente Lula, que prometeu não punir servidores em greve, o governo foi ao Judiciário pedir a ilegalidade da greve em menos de 24 horas”, aponta a Ascema. A entidade apresenta intenção de encerrar greve.

Imposição

“Sem sequer consultar a gestão dos órgãos, impôs o cerceamento do direito de greve para a maior parte dos servidores ambientais. Ademais, ordenou que o ponto dos grevistas fosse cortado, sem qualquer negociação ou acordo. O que já se reflete nos contracheques de diversos trabalhadores”, diz a carta.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.