Os líderes agroalimentares acreditam na capacidade da indústria criar um sistema alimentar global mais sustentável. A percepção foi observada numa pesquisa da Alltech Sustainability Insights, que ouviu mais de 2.500 membros do setor agrícola pelo mundo.

A pesquisa realizada em parceria com a agência irlandesa Opinions quis identificar as percepções dos produtores e de toda a indústria alimentícia a respeito do futuro sustentável do agro. Então, 85% dos entrevistados afirmaram que o setor está à altura do desafio de tornar a produção mais sustentável.

Mesmo assim, muitos concordam com a afirmação de que o sistema alimentar pode enfrentar desafios futuros na transição. Sendo assim, 9 a cada 10 dos entrevistados apontaram a necessidade de um trabalho conjunto para criar um sistema alimentar global mais sustentável.

Incentivo

A pesquisa foi aplicada com perguntas em cinco áreas: desafios e oportunidades; motivadores e prioridades; atitudes em relação à mudança; apoio e orientação; e quem os entrevistados acreditam que vai pagar pela sustentabilidade.

Assim, oito em cada 10 membros do setor agrícola  acreditam que eles não estão sendo recompensados financeiramente por fazer a transição. 

O incentivo financeiro é importante para 2 em cada 3 agricultores, que acreditam que sem ajuda “as coisas nunca mudarão”. Mas o apoio refere-se à compensação, reconhecimento e ao uso e a transferência de novas tecnologias.

Sustentabilidade

A pesquisa revelou que 6 em cada 10 dos produtores se veem injustiçados a respeito da sustentabilidade, a maioria produz laticínios e carne bovina. A maioria dos entrevistados (9 em cada 10) concordam que a tecnologia e a inovação são fundamentais para construir sistemas alimentares mais sustentáveis.

Um número significativo dos participantes da pesquisa (4 em cada 5) afirmaram que a produção ficará mais difícil com as mudanças climáticas. Desta forma, a resposta vai de encontro a percepção dos agricultores  (6 em cada 10) de que os consumidores precisam pagar mais pelos alimentos.

Veja o relatório:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

Leia mais: