Pessoas físicas e jurídicas que têm débitos em atraso com a Saneago terão até o dia 30 de junho deste ano, para negociar os valores com alguns atrativos que compõem o programa Sanear.

Aos clientes particulares que desejarem fazer pagamentos à vista, o desconto é de 98% sobre as multas e atualizações monetárias, enquanto de maneira parcelada, o desconto cai para 50%. No entanto, para quitar desta forma, é necessária uma entrada mínima de 10%. O valor restante poderá ser dividido em até 36 parcelas fixas, aplicando juros de 0,5% ao mês. O valor da prestação não pode ser inferior a R$ 25,00 mensais.

De acordo com o presidente da Saneago, Nilson Freire, os objetivos fundamentais partem das facilidades do Sanear e seus principais atrativos.

“Primeiro, há a facilidade de se conseguir o parcelamento. Há também a redução nos acréscimos, juros, multas e atualização monetária”, explica.

Para o setor público, o desconto também é de 98% sobre as multas e atualizações monetárias. De maneira parcelada, os descontos são os mesmos dados ao setor privado, no entanto o parcelamento poderá ser dividido em até 48 prestações fixas, com juros de 0,5% ao mês. O valor da prestação não deve ser inferior a 500 reais mensais.

A intenção da empresa de saneamento com o programa Sanear é arrecadar 130 milhões de reais, em contas atrasadas. Deste valor, 83 milhões são débitos de consumidores particulares e 47 milhões, referente à dívida de prefeituras e órgãos públicos.

A Saneago estima que o valor de clientes beneficiados pelo Sanear seja de 159 mil pessoas. Segundo Nilson Freire parte do valor arrecadado será aplicado em investimentos no campo do saneamento básico.

“Dos 30 milhões, que estamos prevendo receber nesses 90 dias, iremos aplicar uma parte na proteção de cargas perigosas, na BR-060, no Ribeirão João Leite e cerca de 20 milhões para complementar um projeto de universalização de todo o sistema de água e esgoto no Estado de Goiás”, esclarece.