A disponibilização do IPTU Goiânia 2022 está prevista para ocorrer até o final desta semana, segundo a Secretaria Municipal de Finanças. O grupo de trabalho responsável por fazer adequação do sistema de arrecadação ao novo Código Tributário finalizou o simulador na última sexta-feira, dia 26, dentro do prazo previsto.

Nesta semana, o instrumento passa por ajustes, como destacou em entrevista a Sagres a chefe da Assessoria Tributária da Secretaria Municipal de Finanças, Débora Israel.

“São validações em relação aos cálculos apresentados, a nova forma de cálculo, tendo em vista a nova base e ajustes finos para entregar a população com o máximo de segurança em relação aos valores. O pessoal do fisco está fazendo as simulações e fazendo o cálculo para saber se está em conformidade com o que foi passado para a Sictec (Secretaria de Ciência e Tecnologia”, relatou.

O simulador será válido para o ITU e IPTU. Débora Israel explica que bastará o contribuinte colocar o número de sua inscrição cadastral. Ela relatou o que será possível ver neste simulador.

“Essa foi uma preocupação da prefeitura para que o contribuinte entenda de forma transparente quanto que vai pagar em 2022, fazer uma análise comparativa dos últimos cinco anos. A administração está se esforçando para simplificar para o contribuinte. Bastará inserir o número da inscrição cadastral, será a chave para ter acesso a simulação”, explicou.

Uma preocupação foi quanto a possibilidade de o simulador do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não informar dados reais aos contribuintes no momento da consolidação do valor a ser pago. Débora Israel explica como o problema foi tratado na formatação do simulador.

“O lançamento considera a situação cadastral na data do fato gerador, ou seja, 1º de janeiro. O simulador está sendo feito tendo em vista os dados hoje que constam no cadastro, caso haja alguma alteração nos dados cadastrais, aí pode haver uma mudança, mas são pequenas mudanças esperadas”, relatou Débora.

O simulador deve ser disponizado até a próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro no site da prefeitura de Goiânia.

Leia mais: