O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu mais 1,5 milhão de inscrições no primeiro dia. O processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) aberto na segunda-feira (22) tem 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação nas 127 instituições públicas de ensino superior do Brasil. 

Segundo o MEC, mais de 820 mil pessoas se inscreveram no Sisu nas primeiras 20 horas da seleção. O número de inscrições já passa de 1,5 milhão porque os candidatos podem escolher até duas opções de cursos para a concorrência. O número de inscritos até o momento representa 37% das pessoas aptas a concorrer ao Sisu 2024.

Podem concorrer às vagas todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, desde que não tenham zerado na redação da prova. Assim, portanto, 2.208.932 candidatos estão aptos às 264.181 vagas do Sisu deste ano. O processo recebe inscrições até a quinta-feira (25). Depois, então, a última chance será a lista de espera que ficará aberta entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Balanço do processo seletivo

As matrículas dos selecionados será de 1 a 7 de fevereiro. Até o momento, a maioria das inscrições do Sisu são para o curso de Medicina. A informação vem do ministro da Educação, Camilo Santana, que esteve na sala de monitoramento, na sede do MEC, em Brasília (DF).

O MEC divulgou nesta terça-feira (23) a nota de corte parcial do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A nota refere-se a pontuação do último candidato dentro do total de vagas para cada curso, turno e modalidade. 

Desta forma, é muito importante que os candidatos acompanhem os cortes, no boletim de acompanhamento da classificação, porque é possível mudar a inscrição do curso até às 23h59 do dia 25 de janeiro. O resultado final será divulgado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior no dia 30 de janeiro.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais: