Equipe do Vila Nova em 2008 (Foto: Divulgação) 

Pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 2008, o Vila Nova conseguiu ficar na 6ª colocação com 58 pontos, mas não subiu a elite do futebol brasileiro. O colorado quase vinte rodadas no G4, porém na reta final perdeu o ritmo ficando nove rodadas sem vencer.

Os destaques da equipe de 2008 foi o goleiro Max, o meia Alex Oliveira, os atacantes Túlio Maravilha e Wando, o capetinha da Toca. Na época, Túlio Maravilha terminou a competição na artilharia com 24 gols. Durante a competição, o atacante de candidatou a vereador e venceu como o terceiro candidato mais votado.

O atacante Wando conversou com a reportagem da Sagres 730 sobre a equipe do Vila Nova naquela época. Wando comenta sobre o clube colorado ter permanecido na segunda divisão.

“Foi um sofrimento. Foi uma das maiores decepções da minha vida. Meu sonho era jogar a Série A pelo Vila Nova. Por eu já ter jogado a Série A, nessa época a gente brigando pelo acesso, sempre imaginei como seria com essa torcida. Em jogos sempre estava lotado e em 2008 a torcida não deixou a gente na mão. Todos os jogos era a cima da média. O torcedor apoiava e ia. Na décima quinta rodada nós jogamos contra o Avaí. Nós disputávamos com o Avaí a vice-liderança. Nós estávamos a oito pontos do Corinthians. Depois disso, tivemos o jogo contra o Juventude, estávamos vencendo por três a zero, e de repente perdemos o jogo por quatro a três, Depois desse jogo nós não nos encontramos mais. Nós sempre perdíamos pontos bobos. Nós ficamos nove rodadas sem vencer. A campanha de 2008. Ficamos seis jogos sem vencer, mas ainda ficamos entre os quatro. Agora estou torcendo. Acho que vai acabar a decepção de 2008 só quando o Vila Nova subir”, afirma. 

Wando da Costa Silva, natural de Marabá, disputou 141 partidas com 50 vitórias, 25 empates, 66 derrotas e 23 gols marcados. O capetinha da toca se destacou vestindo a camisa colorada e foi uma das principais figuras da equipe. Com isso, Wando comenta sobre sua importância.  

“O pessoal muito fala muito sobre situação de dinheiro. A diretoria do Vila, eu vivi dez anos ai dentro, convivi com todos os diretores e presidentes, eu nunca subi lá na diretoria para discutir bicho ou premiação. Não era o meu perfil. Estava totalmente fora do que acontecia em relação a isso. O Vila não subiu porque eu fiquei nove partidas fora. Não falo isso de boca para fora. Muita gente que me conhece sabe. Se uma criança chegar e perguntar eu falo, que o Vila Nova não subiu porque eu fiquei nove jogos fora. E o que eu sinto no meu coração”, finaliza.

Vila Nova de 2008: Max; Osmar, Luís Carlos, Carlinhos e Fernandinho; Soares, Heleno, Reinaldo e Alex Oliveira; Wando e Túlio Maravilha.

Confira entrevista completa: 

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/531094956&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}