O Soul desta quarta-feira (1°) recebe a psicóloga e musicoterapeuta, Letícia Mendes. Nesta semana, Lívia Baylão e sua convidada conversam sobre o tema “Sons da alma: como a musicoterapia ajuda a expressar as emoções?”. Então, o programa aborda como a música se encontra com a transcendência do ser através da musicoterapia.

“A musicoterapia é a música, o som e os instrumentos musicais utilizados de forma terapêutica. Então assim como as outras terapias da psicologia, a terapia ocupacional e a fonoaudiologia, tem as suas técnicas para alcançar objetivos em cada pessoa, a musicoterapia com a sua ferramenta principal que é a música, utiliza tudo que está relacionado ao som dos instrumentos musicais e a música para alcançar os objetivos terapêuticos”, explica Mendes.

A musicoterapia é indicada para todas as pessoas, sem limitação de faixa etária. Mas Letícia Mendes explica que pessoas que têm afinidade com a música geram um melhor benefício, por causa da identidade sonora.

“Com as pessoas que têm demanda de ansiedade, agitação, depressão, a gente utiliza o seu ISO, que é como a gente chama a identidade sonora na musicoterapia. E então a partir do seu repertório musical, das suas vivências ao decorrer da vida com a música, alcançar os objetivos para diminuir a ansiedade e tratar a depressão de uma forma mais prazerosa, mais íntima e mais intrínseca”, conta.

Soul

A musicoterapeuta Letícia Mendes explica que a música tem o poder de expressar as nossas emoções e fala como ela é importante para auxiliar o que não conseguimos expressar com as palavras. 

Assista a entrevista completa no Soul desta quarta-feira (1°), às 20 horas, pelo canal da Sagres TV 26.1. Bem como na rádio AM 730 ou pelo canal do YouTube do Sistema Sagres. Não perca!

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.

Confira edições anteriores: