Imagine só comprar um produto em um supermercado, por exemplo, chegar em casa para consumí-lo e perceber que já estava vencido. Os dias desse contratempo estão contados.

A startup goiana Total Strategy, empresa incubada pelo Centro de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), é reconhecida como a única solução tecnológica focada em diminuir desperdício com perecíveis, principalmente em supermercados. A solução envolve organização de dados usando a tecnologia artificial, como explica a CEO Cynara Bahia, em entrevista ao Sagres em Tom Maior #143 desta terça-feira (17).

“O promotor de vendas pode coletar os dados através da leitura do código de barras e a partir de então receber alertas, o que já ajuda muito no trabalho deles”, afirma.

É o aplicativo Box. Com ele, é preciso cadastrar todos os lotes dos produtos em uma máquina com leitor de código de barras, e depois o equipamento sinaliza quantos foram vendidos e a quantidade que precisa ser reposta na gôndola, sempre de olho na data de validade.

“Neste momento a gente consegue informar quantos produtos estão faltando, quantos itens ele tem de acrescentar naquela gôndola, além da informação de quantos dias faltam para o produto vencer, quantos itens ainda não foram vendidos. A gente faz isso não em cima da data de vencimento, mas a partir de 45 dias, porque dá para criar muitas ações para que esse produto não chegue à sua data de validade”, afirma. “Assim a gente garante que o consumidor final vai ter um produto de qualidade, em perfeito estado de consumo”, complementa.

A CEO da Total Strategy, Cynara Bahia (Foto: Sagres TV)

Segundo Cynara Bahia, desde os grandes varejistas até mesmo os mercadinhos de bairro podem utilizar a tecnologia do Box, que possui funcionalidades gratuitas e a versão premium, com mais facilidades para controle dos produtos.

“O mini-mercado é nosso cliente, o mercado de bairro. Todos os estabelecimentos que têm produtos perecíveis, ou seja, tudo que tem uma data de validade, pode utilizar a nossa solução”, acrescenta.

Saiba mais e acompanhe a entrevista a seguir no STM #143