O Ministério da Saúde está desenhando o SUS Digital. O objetivo é implantar novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) para expandir o acesso da população com agilidade e qualidade. A inteligência artificial (IA) seria então utilizada nos serviços de atendimento à população por meio de um programa que ainda está em fase de estudos.

Em entrevista à Agência Brasil, Cleinaldo de Almeida Costa, diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde (Seidigi-MS), afirmou que a IA é um cenário novo para o SUS.

“O Ministério da Saúde está desenhando, em uma grande equipe, o SUS Digital, que vem a ser a inclusão digital em todos os níveis do SUS, desde a atenção primária até a atenção terciária”, disse.

SUS Digital

Segundo o diretor, o SUS Digital deve trazer um novo modelo de acesso ao SUS como conhecemos. Sendo assim, conforme Almeida, a IA deve “redesenhar a saúde no país para os próximos 20 anos”. Portanto, o acesso ao SUS vai ficar simples para o usuário, os diagnósticos mais otimizados e o atendimento mais ágil, bem como, mais inclusivo.

Então, Almeida explicou os motivos para incluir a inteligência artificial no SUS. “Melhorar a qualidade de vida do cidadão brasileiro por meio do SUS, de modo que a saúde possa estar incorporada no seu dia a dia, no seu celular, no seu tablet, reduzir filas, ou seja, aproximar o sistema de saúde da vida do cidadão”, destacou.

*Com Agência Brasil

Leia mais: