Sagres em OFF
Rubens Salomão

Terceira via: Caiado retoma combate à esquerda, mas defende alternativa a Bolsonaro

O governador Ronaldo Caiado (DEM) deu novo passo em direção ao afastamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na reunião da executiva nacional do DEM, realizada na última terça-feira (21). Em discurso durante o encontro que sacramentou apoio à fusão do partido com o PSL, o governador de Goiás defendeu fortalecimento de candidatura da terceira via à presidência da República para a eleição de 2022, em alternativa à tendência de polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

“A sociedade procura alternativa que dê paz. Me preocupa esse processo inflacionário. Em 2022 será outro tempo, outro momento. Peço a todos unanimidade”, afirmou Caiado durante a reunião em Brasília, que, de fato, aprovou por unanimidade a fusão entre DEM e PSL. Na mesma fala, Caiado atacou a oposição e disse que ninguém tem mais experiência do que ele para enfrentar a esquerda, seus adversários políticos desde 1985. Dito isto, o governador sinalizou a necessidade de se criar outra via, segundo publicou o jornal O Globo.

Os comandos de DEM e PSL já deixaram claro que pretendem viabilizar um candidato da terceira via para disputar a presidência da República no ano que vem. Dois ministros do governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Tereza Cristina (Agricultura), compareceram e votaram a favor da fusão. Os dois são pré-candidatos para disputar o governo de seus respectivos estados: Onyx no Rio Grande do Sul e Tereza no Mato Grosso do Sul.

Foto: Bolsonaro e Caiado sorrindo em evento na cidade de Mara Rosa. (Crédito: Divulgação)

Muita chance

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, busca espaço para candidatura a presidente e falou abertamente que a fusão do DEM com o PSL é uma grande oportunidade para o se criar uma alternativa a Bolsonaro e Lula, provável candidato do PT no ano que vem.

Estrutura

“Aumenta o grupo político, o tempo de TV, fundo partidário, palanques regionais. Sim, muita chance de viabilizar a terceira via”, disse Mandetta.

Foto: Ex-ministro Mandetta em entrevista ao Sistema Sagres. (Crédito: Reprodução/Sagres TV)

Comando

O presidente da legenda, ACM Neto, concorda com a viabilização de candidatura alternativa à polarização, mas apontou na reunião que o foco, por enquanto, é confirmar a fusão e criação do novo partido.

Projeto

“A nossa ideia para 2022 é que o partido tenha papel decisivo nas eleições, inclusive na sucessão presidencial. Entendemos que esse partido surgirá como importante agremiação na construção do projeto de 2022. Mas não posso antecipar projeto nacional antes de o projeto de fusão estar consolidado é definido”, disse ACM Neto.

Foto: Presidente do DEM, ACM Neto será secretário-geral do partido, após fusão. (Crédito: Divulgação)

Cassação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encaminhou ofício que determina afastamento do deputado Vinícius Cirqueira (Pros) da Assembleia Legislativa de Goiás. O documento foi lido em plenário.

Prazos

O documento foi direcionado para a procuradoria da Assembleia, que deve analisá-lo e produzir um parecer. A expectativa é de que tudo seja finalizado ainda nesta semana e a mesa diretora já informou Vinícius Cirqueira sobre ofício pelo afastamento. O TRE ainda determinou a convocação do primeiro suplente do partido, Sérgio Bravo (Pros), que já entregou documentos para a posse.

Foto: Deputado estadual Vinícius Cirqueira, em entrevista no estúdio da Sagres. (Crédito: SagresOn)

Contestação

A vereadora Aava Santiago (PSDB) apresentou emenda ao Código Tributário Municipal para manter prazo de 30 dias, após a notificação do imposto, para que o contribuinte formalize pedido para impugnar o crédito tributário e contestar o valor calculado pela Secretaria de Finanças.

Pela metade

O projeto encaminhado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), em tramitação no Legislativo, reduz o prazo para 15 dias. As emendas se acumulam na Comissão Mista, sob relatoria da vereadora Sabrina Garcêz (PSD), e deverão ser votadas na próxima segunda-feira (27).

Foto: Vereadora Aava Santiago (PSDB) no plenário da Câmara Municipal de Goiânia. (Crédito: Divulgação)

Investimento

A Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento de Goiás aprovou na última semana 42 projetos para financiamento pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) — modalidade rural. As propostas somaram R$ 38,2 milhões em empréstimos, sendo R$ 35,5 milhões (92,9%) destinados a empreendimentos de mini, pequeno e pequeno-médio portes. Os demais 7,1% são para os de médio porte.

Setores

O grupo aprovou projetos distribuídos por 27 municípios goianos. Os recursos serão investidos em atividades de produção de grãos e bovinocultura de corte e leite e avicultura e deverão criar 71 empregos diretos. Eles financiarão a compra de máquinas e implementos, matrizes, pastagens, correção de solos, benfeitorias, fotovoltaico e reprodutores.

Mais lidas:

Leia também: