Imagine que um jogo de telefone consiga ser tão profundo de significado quanto um jogo de videogame convencional. Esse é The Trail, game lançado em 2016 para Android, IOS e PC que tem como premissa fazer o(a) jogador(a) viver uma experiência de vida rústica e bucólica.

Com elementos de RPG e gráficos simples, a aventura foca na criação de um personagem e na exploração sustentável do ecossistema para se chegar em uma cidade e lá se estabelecer, criar laços com os habitantes e até se tornar prefeito.

NATUREZA

The Trail convida o jogador a se aventurar pela natureza exuberante de um país desconhecido até chegar na cidade de Eden Falls. Tudo é um pouco ecológico, a começar pela chegada no porto que é através de um barco a vela. Logo você se depara com a longa caminhada, até chegar na cidade prometida, e, em meio a esse universo verde, a trilha sonora não decepciona.

Ao chegar no final de uma “fase/estágio”, você deve embarcar e atravessar um rio. Algo que merece destaque é o cuidado com os biomas. Enquanto alguns jogos utilizam apenas 1 para ilustrar a natureza, a equipe de desenvolvimento explorou várias possibilidades de representação do meio ambiente, até com variações do clima.

Ainda tratando do ecossistema, o jogo incentiva o player a coletar os materiais e produzir suas próprias ferramentas, o seu alimento e roupas. Mas tudo isso deve ser feito de forma consciente, afinal, se você carregar muitos itens na sua mochila, pode desmaiar e os perder.  

INTERAÇÕES

Por ser um jogo online, existem outros jogadores que frequentemente cruzarão o seu caminho durante a jornada. Nesse contexto, surge a possibilidade de exercitar hábitos pouco comuns na vida cotidiana de quem vive nas grandes metrópoles e não está acostumado com trocas (escambo).

Como ninguém é de ferro, você deve parar para descansar em algumas fogueiras durante a viagem, e nesses locais você encontra os jogadores que passaram por você durante a caminhada, e aí surge a oportunidade de negociar itens e construir uma comunidade que pode te ajudar no percurso até Eden Falls e a se fixar nesse destino final de sua trajetória no jogo. É até possível se tornar o prefeito, daí a importância de se criar laços com os outros personagens. 

Pessoas de todo o globo conseguem jogar e essa globalização vai de encontro com a gratuidade, simplicidade na gameplay (comandos) e leveza do jogo no telefone, que proporciona momentos de alívio e diversão até para quem não possui um dispositivo mais recente e/ou potente. 

PROPÓSITO 

Normalmente, os games desenvolvidos para a plataforma mobile (smartphones, tablets e etc.) não recebem um orçamento e divulgação adequados por uma percepção de que são meros joguinhos de celular. The Trail pode pecar pelo excesso de microtransações, o que alivia um pouco a situação é o jogo ser free-to-play (grátis para jogar) nos smartphones e não ter anúncios obrigatórios.

A 22cans, desenvolvedora independente, consegue causar certa sensação de nostalgia, pois os gráficos lembram desenhos dos anos 2010 e a trilha sonora evoca lembranças com contos de fadas, afinal a intenção é a de simular uma vida de esperança no campo como ainda existe em alguns locais. 

O game trata com respeito a natureza e nos faz entrar em contato com uma forma de viver um tanto diferente, nos fazendo questionar o estilo de vida e hábitos que levamos. The Trail, ainda que pequeno, é um universo capaz de mudar um pouco o universo maior no qual ele está inserido.

Nota: 4 / 5  ⭐️⭐️⭐️⭐️ 

Game: The Trail

Valor: 27,99 (PC) – Gratuito (Mobile)

Android: https://play.google.com/sto re/apps/details?id=com.kongregate.mobile.thetrail.google&hl=pt_BR

IOS: https://apps.apple.com/us/app/the-trail/id1147002179

PC: https://store.steampowered.com/app/584370/The_Trail_Frontier_Challenge/

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, se destacam: ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – Consumo e produção responsáveis e ODS 15 – Vida terrestre.

Leia mais