De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 26,5% das mulheres com deficiência finalizaram a etapa da Educação Básica, que abrange os anos da Educação Infantil até o Ensino Médio.

O percentual de homens que encerraram a etapa é um pouco menor, na casa de 24,4%. No entanto, mulheres possuem menos inserção no mercado de trabalho.

Nesta sexta-feira (07) o IBGE publicou série de resultados da Pnad Contínua 2022, que nesta edição, conta com módulo específico para estatísticas relacionadas às pessoas com deficiência.

Escolaridade

A taxa de analfabetismo é bem mais elevada entre pessoas com deficiência. De acordo com o IBGE, a taxa alcançou o patamar de 19,5%. Enquanto que entre pessoas sem deficiência, o número é de 4,1%.

A última etapa da Educação Básica é o Ensino Médio, composto por três séries. Nesse sentido, apenas 25,6% de pessoas com deficiência, sem a classificação que leva em conta o sexo, haviam concluído os três anos.

Entre jovens de 15 a 17 anos, cerca de 54,4% frequentavam o Ensino Médio. Entretanto, é possível notar a prevalência de desigualdades significativas, visto que, entre pessoas sem deficiência na mesma faixa etária, o percentual é de 70,3%.

Educação Superior

O acesso à etapa do Ensino Superior no Brasil ainda é evidenciada por desigualdade, e envolve aspectos como renda e raça, por exemplo.

Todavia, ao se considerar o grupo formado por jovens com deficiência, entre 18 a 24 anos, apenas 14,3% cursavam a Educação Superior. No grupo de pessoas sem deficiência, o número é de 25,5%.

Goiás

Segundo a pesquisa, das 536 mil pessoas com deficiência com 25 anos ou mais de idade, 64,2% ou 344 mil pessoas, têm escolaridade inferior ao nível fundamental completo (sem instrução ou com fundamental incompleto).

Na Educação Superior, cerca de 7,3% do total de pessoas com deficiência possuem a etapa completa.

Entre as 536 mil pessoas com deficiência no estado, a classificação por etapa é:

Sem instrução e fundamental completo: 344 mil pessoas

Fundamental completo e médio incompleto: 61 mil pessoas

Médio completo e superior incompleto: 92 mil pessoas

Superior completo: 39 mil pessoas

Deficiências

Nas entrevistas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são consideradas oito tipos de dificuldades: 

Visão, escuta, comunicação, andar ou subir degraus, levantar uma garrafa de água de 2 litros, pegar objetos pequenos (ou abrir e fechar recipientes), aprender (ou de se lembrar e concentração) e realizar cuidados pessoais.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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