O Atlético Goianiense completa nesta sexta-feira (2) 84 anos de história. Fundado em 1937, é o clube mais antigo da capital e foi pioneiro em várias conquistas. Além de ser o primeiro campeão goiano, também foi o primeiro time do estado a levantar um troféu nacional – o Torneio da Integração de 1971.

Entre as glórias, o rubro-negro precisou administrar várias dificuldades e superar inúmeros desafios. Um dos primeiros foi o jejum de 1957 à 1964. Depois de dividir o cenário do futebol na região com o Goiânia, viu o crescimento do Vila Nova ganhar força com o tricampeonato de 1961, 1966 e 1963.

Foi preciso montar um time histórico para interromper a sequência positiva do rival e voltar a levantar o troféu estadual em 1964.

Time-base:

Campeão; Silva, Tinda, Heleno, Laércio; Amestrado, Paulo César; Luizinho, Bertoldo, Jair Porrete; Barrica. Técnico: José da Cruz Carvalho (Zeca)

*Com informações de Futebol de Goyaz*

Números

Ao quebrar o jejum de sete anos sem conquistar um título, o Atlético Goianiense sagrou-se campeão goiano em 1964 pela sexta vez em sua história. Naquela edição do torneio a equipe rubro-negra disputou 22 partidas, ganhou 15, perdeu cinco e empatou duas. O Dragão ainda terminou o estadual com o melhor ataque (52 gols marcados) e 72,7% de aproveitamento.

O troféu chegou ‘às mãos’ do clube após uma vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo de Buriti Alegre no dia 12 de dezembro no Estádio Olímpico.

Personagem

(Foto: Reprodução/Futebol de Goyaz)

O ‘Rolo Compressor’, como a equipe era chamada na época, tinha como um dos grandes destaques o atacante Jair Porrete. O atleta chegou ao Atlético-GO em 1963 ao ser contratado por Gilberto Alves e Antônio Accioly, e permaneceu no clube até 1969. No ano seguinte, quando defendia o Vila Nova, parou de jogar por conta de uma grave lesão.

Em entrevista ao Futebol de Goyaz em 2014, ele relembrou o título de 1964 e afirmou que aquele time foi um dos melhores já montados pelo rubro-negro, se não for o melhor.

“Eu acho e muitas pessoas daquela época também acham que foi um dos melhores times que o Atlético-GO teve. Nós jogamos com aqueles 15 jogadores o campeonato todinho, ninguém machucava, o time era sempre o mesmo e nós ‘passamos direto’ no campeonato de 1964. Foi o melhor time que o Atlético-GO já montou em toda a história, isso eu já ouvi de vários diretores da época e de alguns torcedores que que lembram daquela época”, relembrou.

Confira na íntegra a entrevista de Jair Porrete ao projeto Futebol de Goyaz: