Na última segunda-feira (6), o projeto Com tato, com vida, que ajuda as pessoas a aprenderem a lidar com o estresse diário em meio a pandemia do coronavírus (Covid-19), foi um dos temas do Tom Maior, na Sagres TV. A ação é realizada por meio do Instagram e busca ampliar a consciência corporal, psíquica, emocional e social por meio de técnicas psicológicas de respiração e consciência corporal.

De acordo com a psicóloga e supervisora do projeto e psicóloga Clínica, Tereza Cristina de Carvalho, o projeto nasceu para dar continuidade a um trabalho realizado por estagiários de Psicologia Clínica Corporal da PUC Goiás, que devido a pandemia deixou de ser  feito. O projeto conta com oficinas, dicas e lives com o objetivo de reduzir o estresse e ansiedade em tempos de pandemia.“Diariamente nós mostramos exercícios ligados ao corpo que trabalham respiração e meditações, trabalhamos também com arte e música”, afirmou.

À direita, psicóloga e supervisora do projeto e psicóloga Clínica, Tereza Cristina de Carvalho

A ansiedade e falta de sono também foram destaque na programação. Esse problema se tornou cada vez mais comum durante a pandemia e as queixas ainda mais frequentes nos consultórios. Aqueles que já sofriam com insônia têm enfrentado mais dificuldades para dormir agora, e outros que tinham sono de sobra passaram a reclamar de noites mal dormidas.

Em entrevista ao programa Tom Maior da SagresTV, a otorrinolaringologista e pediatra, Carine Petry, explica o que fazer para conseguir dormir na quarentena. “É importante falar que a gente está vivendo uma outra epidemia dentro dessa pandemia, que é uma epidemia de insônia, isso tem até um nome específico, que se chama Coronasomnia. O próprio fato das pessoas estarem isoladas, terem saído das suas atividades de rotina, estarem mais inativas, faz com que os quadros de insônia permaneçam”, afirma a pediatra.

À direita, a médica do sono Carine Petry no Tom Maior

O psiquiatra e terapeuta de Casais, Rodrigo Scalia, também abriu a semana com um roteiro interno que pode definir ou destruir futuro de relacionamentos amorosos. Assim que acaba a lua-de-mel, começa o casamento. Para muitos, uma continuidade de bons momentos, para outros uma sequência de erros que podem arruinar o que foi prometido na cerimônia.

Rodrigo Scalia explicou que tudo vai depender do roteiro que o casal pretende seguir, já que pelo caminho pode haver inimigos invisíveis na relação. “São extremamente sutis, mas que influenciam demais na forma como você interage. Um deles é o que eu chamo de roteiro interno. É o roteiro que você escreve sobre os fatos que acontecem no seu casamento, sobre os atos da outra pessoa”, afirma.

À direita, Rodrigo Scalia no Tom Maior (Foto: SagresTV)

Confira a seguir o Tom Maior #51:

Na terça-feira (7) o Tom Maior abordou sobre o trabalho do Grupo de Pesquisa Lugares e Patrimônios (LUPA), que realizou, no mês passado de forma remora, o I Colóquio LUPA, no qual integrantes do grupo apresentaram as pesquisas realizadas nos últimos anos e também as que ainda estão em andamento, de forma virtual. Os estudos falam sobre lugares, patrimônio cultural, e as dinâmicas materiais e simbólicas que integram as formas de apropriação do espaço. Para conversar sobre o assunto a Sagres convidou o consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), na área de Patrimônio Cultural, Raul Lanari. O consultor explicou que a ideia de patrimônio surgiu na cultura ocidental em meados do século XIX e inicialmente esteve associada a bens materiais como construções, coleções, bens móveis e imóveis. Segundo ele, esses bens se transformam em focos de políticas públicas voltadas para a preservação e restauração desses patrimônios.

Foto: Sagres Online/ Tom Maior

Também apontou a importância de saber qual o momento certo de ir ao hospital, especialmente para as crianças pequenas, que ainda estão com sistema imunológico em formação e os hospitais são considerados locais com alto risco de contaminação, justamente pelo grande número de pessoas doentes. Em entrevista ao programa Tom Maior da SagresTV, a pediatra Evelyn da Cunha Rabelo, alerta sobre os sintomas na saúde infantil que precisam de atenção médica. A especialista orienta para a diferença entre o que é emergência e o que pode esperar nos cuidados com as crianças durante a pandemia. “Nesse período do ano é muito comum que as crianças estejam apresentando alguns sintomas gripais. São considerados sintomas de urgência as tosses persistentes, desconforto respiratório, dificuldade para respirar. São todos esses os sintomas que são necessários levar ao pronto socorro, principalmente, nesse período”, afirma.

Ainda teve o assunto sobre pagar as contas sem o mínimo de organização. Se antes da pandemia já ficava difícil gerir os gastos, agora então é praticamente impossível. “É como dirigir um carro em uma estrada sem faixas. A estrada está ali e a ausência das faixas permite que você a todo momento possa sair da pista por falta de referência. Cuidar das finanças é isso, é colocar limites”, ilustra o planejador financeiro pessoal, Maurício Vono, em entrevista à SagresTV nesta terça-feira (7). Segundo Maurício Vono, quem foi financeiramente pego de surpresa pela pandemia, deve começar urgentemente a definir possibilidades e limites, ligando o ‘botão de gestão de crise’. “É olhar para o seu momento crítico e buscar alternativas. As pessoas têm se aproveitado do tema Covid, paralisação, onde todos estamos no mesmo barco, sabendo das interferências, da falta de renda, e algumas pessoas mais impactadas tem tirado proveito dessa situação”, afirma. “Muita gente, usando a desculpa da paralisação, tem deixado de pagar e buscar conversar com seus credores. Então, se você deve alguém, seja condomínio, seja um aluguel, o banco, procure a organização. Ao invés de fugir do seu credor, vá em busca de solucionar e achar alternativas. Ao tomar posse dos cuidados financeiros, daqui a pouco você vai começar a ter benefícios dessa organização e sair dessa situação”, orienta.

À direita, Maurício Vono em entrevista no programa Tom Maior #52 (Foto: SagresTV)

Confira a seguir o Tom Maior #52: